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VW Virtus 1.6 MSI: modelo automático anda bem na cidade

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VW Virtus 1.6 MSI tem o objetivo de aumentar a competitividade da marca alemã na categoria de sedãs compactos
Cauê Lira/iG Carros

VW Virtus 1.6 MSI tem o objetivo de aumentar a competitividade da marca alemã na categoria de sedãs compactos

Nesse toma lá, dá cá das fabricantes, é importante preencher todas as lacunas do mercado. A Volkswagen, por exemplo, não tinha um rival direto em preço para Fiat Cronos 1.3 GSR automatizado (R$ 65.190) e Toyota Yaris Sedan 1.5 XL automático (R$ 68.740) até meados do ano passado. O problema foi resolvido com o lançamento do novo VW Virtus 1.6 MSI automático (R$ 68.870), com o conhecido motor EA211 das versões básicas de sua linha.

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De cara, é possível perceber que o VW Virtus 1.6
é um carro sem muitas frescuras, para clientes mais práticos. O acabamento é inteiramente feito em plástico texturizado, com uma inserção de tecido bem grosseiro no apoio de braço da porta. Ele também não traz alças de mão para os passageiros, apoio de braço para o motorista e câmera de ré. Ao menos, o sedã é bem montado, sem apresentar barulhos de acabamento ou componentes soltos. A unidade que a VW nos emprestou já beira os 10 mil quilômetros rodados.

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Há computador de bordo com todas as informações importantes sobre consumo, trajeto e velocidade digital. Não é pecado que um carro da categoria não tenha monitoramento de pressão dos pneus, mas seria muito bem-vindo.

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Rodando com mais quatro adultos durante o fim de semana, ninguém se queixou do espaço no banco traseiro. Ainda que o assento do meio seja uma posição ingrata, o banco ameniza a elevação central que é tão acentuada em outros modelos da Volkswagen. O porta-malas de 521 litros também é um dos destaques ante os meros 473 litros do Yaris
, mas as alças no estilo “pescoço de ganso” acabam roubando muito do espaço.

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A central multimídia traz todas as conectividades Bluetooth, auxiliar, USB e cartão de memória. Apesar de ser muito intuitiva, minimalista e fácil de usar, o sistema de áudio poderia melhorar, pois o som acaba reverberando bastante e distorcendo as faixas mais “carregadas”.

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O trajeto tranquilo é assegurado por uma suspensão afiada e macia (McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira). Para uma cidade esburacada como São Paulo, o Virtus parece ter a chave do equilíbrio: consegue filtrar as irregularidades do solo e garantir a estabilidade em curvas rápidas. O Cronos, por sua vez, costuma dar alguns pulinhos nas saídas de lombadas.

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Outro ponto em que o Virtus supera o compacto da Fiat – e mesmo assim não se blinda de ressalvas – é na transmissão. A Volkswagen apostou em um câmbio automático de seis velocidades que funciona muito bem enquanto desenvolve as marchas, mas dá alguns tranquinhos chatos em reduções. Isso acontecerá, normalmente, nas reduções de quarta para terceira marcha. A transmissão automatizada do Fiat Cronos
, por sua vez, é tumultuada e não faz boa leitura das intenções do motorista.

É um pecado que o Virtus não tenha aletas para trocas de marcha atrás do volante multifuncional. Modelos mais baratos, como a dupla Gol e Voyage, contam com este recurso que facilita o serviço em subidas mais íngremes. Bem escalonada, a transmissão também traz o modo esportivo que altera entrega da curva de torque, bem como as passagens manuais.

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Como anda o VW Virtus 1.6 automático?


Além da central multimídia, o VW Virtus 1.6 MSI traz um suporte para smartphone ao centro do painel
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Além da central multimídia, o VW Virtus 1.6 MSI traz um suporte para smartphone ao centro do painel

O motor 1.6 MSI, de quatro cilindros, com comando de admissão variável desenvolve 117 cv de potência a 5.750 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol. Destacamos o uso de materiais leves em sua engenharia, reduzindo o atrito e melhorando a eficiência energética. A unidade garante agilidade suficiente para o uso urbano, mas precisa se esforçar bastante para atingir altas velocidades na estrada. Ao contrário do modelo manual que vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, o Virtus automático leva 10,8 segundos para atingir a mesma velocidade.

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De acordo com o Inmetro, o Virtus 1.6 automático faz 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l em trecho rodoviário com etanol. Na gasolina, os números sobem para bons 10,8 km/l e 13,8 km/l, respectivamente. No conjunto de segurança, destacamos cintos de três pontos para todos os ocupantes, sistema Isofix para cadeirinhas de bebê e airbags laterais. A Volkswagen desliza ao colocar o controle de estabilidade e tração como opcional no pacote Safety, que também acrescenta assistente de partida em rampa por R$ 1.430. A cor metálica prata tungstênio do modelo que testamos também acrescenta R$ 1.570, fazendo o nosso Virtus saltar para R$ 70.440.

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A Volkswagen já divulgou o estudo que diz que 60% dos modelos emplacados no Brasil contarão com câmbio automático ainda em 2020. Tal como Polo, Gol e Voyage, o VW Virtus 1.6
MSI é parte do grande plano de retomada. O objetivo é retomar a liderança do mercado brasileiro em um ano e meio.

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Ficha Técnica – Volkswagen Virtus 1.6 MSI

Preço: a partir de R$ 59.990 (R$ 64.390 unidade avaliada)

Motor: 1.6, quatro cilindros, flex

Potência: 117 cv (E) / 110 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 16,5 kgfm (E) / 15,8 (G) a 4.000 rpm

Transmissão: Automática, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus: 195/65 R15

Dimensões: 4,48 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,65 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 521 litros

Consumo etanol: 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada

Consumo gasolina: 10,8 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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