conecte-se conosco


Mulher

Yoga para crianças: os benefícios da prática durante a infância

Publicados

em


source
Yoga para crianças: os benefícios da prática durante a infância
Reda

Yoga para crianças: os benefícios da prática durante a infância

Muito mais que uma atividade física, a  yoga  é uma prática indiana milenar cada vez mais difundida no mundo atual entre pessoas que buscam seguir uma filosofia enquanto se desprendem do estresse do cotidiano e melhoram o condicionamento físico e a flexibilidade.

Como seu próprio nome já diz, a yoga (que significa “unir”, em sânscrito) busca estabelecer equilíbrio e integração entre corpo e mente. Além dessa conexão, a prática também tem como valores essenciais a harmonia e o respeito, seja pelo próximo ou por si mesmo, tanto em ações e palavras quanto em pensamentos.

Por esses motivos, a yoga é extremamente benéfica para qualquer pessoa, em qualquer idade. Porém, para as crianças, ela é ainda melhor! Isso porque a prática na infância pode ser fator determinante no desenvolvimento físico e cognitivo e no controle psicológico das crianças – o que também refletirá na pessoa que elas serão no futuro. Parece incrível, certo? E realmente é!

Se você se interessou pelo assunto e mal pode esperar para começar a praticar com os pequenos, confira mais informações sobre os benefícios da  yoga para crianças e as melhores posturas para elas.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Yoga para crianças

Não existe faixa etária ideal para praticar o yoga. Na infância, esses exercícios ajudam no desenvolvimento de habilidades importantes para o ambiente escolar, reduzindo a competitividade, ensinando respeito e sabedoria. Por isso, já é muito comum em vários países ter aulas de yoga no currículo das escolas infantis.

Motivos para deixar os pequenos praticar

Mais consciência corporal

Deixar as crianças praticarem exercícios de yoga ajuda no aumento da compreensão delas sobre o próprio corpo. Com isso, os pequenos aprendem desde cedo a respeitar seus limites físicos. Além disso, adquirem maior paciência para ir conquistando aos poucos aquilo que seus corpos precisam, como resistência e flexibilidade.

Desenvolvimento muscular

Durante a fase de crescimento, é preciso estar atento à musculatura e aos ossos. A yoga ajuda nessa missão ao trabalhar a força e a articulação das crianças, contribuindo com o desenvolvimento dos músculos, com o alongamento e a flexibilidade.

Bem-estar para as crianças

Várias posturas melhoram o astral dos pequenos, oferecendo mais força de vontade e determinação para realizarem suas atividades do cotidiano. Isso porque as crianças podem aplicar em suas vidas os ensinamentos e a sensações de bem-estar proporcionados pela yoga. 

Melhora a postura

O exercício é uma forma eficaz de aprimorar a coordenação motora, facilitando as atividades comuns durante a infância. Também desperta a consciência sobre manter uma postura correta, minimizando as chances de dores e problemas na coluna.

Veja Também:  Rihanna coloca mansão à venda; veja fotos e valor

Mais foco e concentração

Manter a calma e aumentar o nível de concentração são dois benefícios importantes que a yoga proporciona ainda na infância. Isso favorece o equilíbrio mental para que as crianças saibam lidar com os diferentes tipos de situações da vida. 

Adultos melhores

Fazer yoga na infância e na pré-adolescência faz com que as crianças e jovens cresçam com mais autocontrole de seus impulsos e pensamentos. A mente se desenvolve com mais clareza, o que possibilita foco nos objetivos, controle emocional e maior preocupação em participar da sociedade sem propagar julgamentos e ofensas. A yoga também melhora a concentração nos estudos e no trabalho, além de dar energia, ajudar a relaxar e melhorar a qualidade do sono, agindo de forma benéfica para a saúde física e mental.

Posturas para crianças

Postura da criança

Uma das posturas mais simples da yoga é a da criança. Para fazê-la, basta sentar sobre os calcanhares, curvar o tronco para frente e soltar o peso do corpo, estendendo as mãos para frente ou para trás, ao lado do corpo.

Postura da criança

Postura da borboleta

Leia Também

A postura da borboleta também funciona como um ótimo alongamento. Nela, você irá sentar como se fosse cruzar as pernas, porém unindo as solas dos pés. Para alongar mais quando já tiver se acostumado com a pose, vale tentar colocar as mãos em frente ao corpo e inclinar o tronco para frente. Lembrem-se de manter sempre a coluna reta!

Postura da borboleta

Postura da cobra

Para fazer a postura da cobra, vocês deverão deitar de barriga para baixo e os pés levemente afastados. Em seguida, posicione as mãos ao lado do corpo e suba o tronco devagar. Se não conseguir esticar o braço, tudo bem! Faça a postura no seu tempo.

Postura da cobra

Postura do flamingo

A postura do flamingo exige um pouco mais de equilíbrio, então deve ser feita em um tapete em que as crianças não se machuquem caso caiam. Para praticá-la, basta posicionar um pé na lateral do joelho oposto com os dedos apontando para o chão e unir as palmas das mãos em cima da cabeça. Fique um tempo na postura e depois troque as pernas.

Postura do flamingo

Postura do cachorro olhando para baixo

Essa postura é um ótimo alongamento e pode ser mais simples para as crianças que para os adultos. Nela, você irá dobrar o tronco para baixo, com a coluna reta, dobrando apenas o quadril. Em seguida, estenda as mãos no chão, esticando bem os braços para frente, deixando-os na diagonal com o tronco. Se precisar, flexione os joelhos até conseguir se acostumar com a pose.

Veja Também:  O que esperar das tendências de moda primavera/verão 2022

Postura do cachorro olhando para baixo

Postura do camelo

Para fazer a postura do camelo, basta ajoelhar-se com os glúteos afastados dos calcanhares e, em seguida, pegar os pés com as mãos, esticando todo o tronco. Caso só alcance os tornozelos ou panturrilhas, tudo bem! Lembre-se que o processo da yoga também exige respeito com o corpo.

Postura do camelo

Outras atividades para as crianças

Meditação

Não existe uma idade ideal para começar a meditar; o quanto antes a pessoa iniciar a prática, melhor! Afinal, praticar a meditação desde a infância faz com que o praticante desfrute de seus benefícios desde cedo e, assim, tenha uma vida mais plena.

Meditar é bom para qualquer época da vida e um exemplo disso são as iniciativas nos Estados Unidos e na Inglaterra que incentivam a meditação para as crianças a partir dos três anos. No entanto, o ideal é não obrigar os pequenos a nada – nem à yoga, nem à meditação -, mas explicar como as práticas pode ajudá-los ao longo da vida e tentar despertar o interesse deles.

Além disso, a meditação  não funciona apenas para diminuir o estresse e a ansiedade – ela é benéfica independentemente da condição física ou emocional da pessoa. Portanto, a criança não precisa apresentar sintomas de estresse para começar a fazer meditação. O melhor é treinar a mente dos pequenoas para ser focada no que importa para a vida e menos agitada com as influências externas.

Pilates

O método ajuda na conquista de músculos mais fortes e ajuda a melhorar a postura e o equilíbrio. Portanto, é possível praticá-lo até mesmo durante a gravidez! No período gestacional, o pilates tonifica a musculatura, trazendo efeitos positivos na postura e no novo centro gravitacional da mulher, uma vez que com o crescimento do bebê, o centro de gravidade da gestante se desloca para frente e, para compensar o peso, ela se curva para trás, aumentando sua curvatura lombar. As atividades do dia a dia normalmente são feitas de forma diferente e, com isso, a gestante precisa de um preparo muscular adequado para não sobrecarregar a coluna. 

Já para as crianças, o pilates melhora a postura e fortalece a musculatura das costas. Ele também ajuda na flexibilidade, na consciência corporal, além de aumentar a capacidade de foco e concentração. Outros benefícios importantes dessa atividade são a socialização entre as crianças e a diminuição do sedentarismo infantil.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 8 de dezembro de 2021

Publicados

em


source
A previsão para o seu signo no dia 08 de dezembro de 2021
Foto: Marcelo Dalla

A previsão para o seu signo no dia 08 de dezembro de 2021

ÁRIES

A Lua nova segue em Aquário em harmonia com o Sol e Mercúrio, que seguem em Sagitário: conte com mais otimismo e autoconfiança, motivação para cultivar a liberdade, o gosto pela aventura, os altos ideais. Período bom para assuntos mais profundos e filosóficos. A intuição está afiada, assuntos e aprendizados transcendentais estão favorecidos. Vale buscar por inovações e novos conhecimentos, é tempo de expandir horizontes. Procure conectar-se com ensinamentos positivos e inspiradores.

TOURO

Continue a alinhar projetos em comum, esclarecer dúvidas e estabelecer projetos em parceria. Cultivar o bom entendimento, o comprometimento e responsabilidade. Vênus encontra Plutão em Capricórnio: a arte de partilhar e equilibrar metas pessoais, necessidades e desejos com quem ama são temas que ganham evidência. Suas habilidades sociais devem ser cultivadas para que possa avançar e somar forças. Você pode dialogar, encontrar respostas sobre questões importantes, investigar e elucidar enigmas.

GÊMEOS

Período de expansão, otimismo e entusiasmo, desde que priorize as obrigações e cultive perseverança. Sol e Mercúrio seguem em Sagitário, inspirando espaço e liberdade, mas sem deixar de lado a responsabilidade. Cresce a vontade de abarcar mais, de expandir seus horizontes. Concentre-se na busca do autoconhecimento e da expansão da consciência. Ideias, conceitos e crenças devem ser sempre renovados. Importantes compreensões continuam em pauta. Pesquise melhor para perceber onde vale a pena investir seus esforços.

CÂNCER

Os ensinamentos superiores e os intercâmbios com regiões distantes ficam ativados com o Sol em Sagitário e a Lua em Aquário. É tempo de expandir sua visão do mundo para crescer e progredir. Estudos, cursos de especialização, viagens e aventuras estão sendo beneficiados. Invista no bom humor e no entusiasmo. Novas oportunidades podem surgir  a qualquer momento. A busca de autoconhecimento, estudos elevados e filosóficos o levam à expansão da consciência e à maturidade. Refinam a sabedoria, a ética e a responsabilidade.

Veja Também:  Gabby Petito: Brian Laundrie pode ter sido visto em estrada na Carolina do Norte

LEÃO

Sol e Mercúrio seguem em Sagitário, indicando um período de mais entusiasmo, ideal para buscar mais conhecimento, novas culturas e novos caminhos. Além disso, a Lua nova segue em Aquário: você pode buscar lugares amplos e arejados, pesquisar, ampliar a visão do mundo. Bom período para aprofundar-se em algum assunto. Pode também cultivar mais liberdade, deixar para trás algo que o tolhe ou o prende. Bom momento para estudar, trocar ideias, fazer convites, conhecer lugares e promover intercâmbios.

VIRGEM

Com Sol e Mercúrio em Sagitário, fica mais fácil acreditar em si, em suas capacidades e em suas criações. Aproveite para tomar novas iniciativas, traçar metas ou fazer algo novo. É importante também investigar, pesquisar melhor para evitar enganos. A chave está em cultivar a competência, e determinação. Aproveite o período para organizar-se. Quanto mais autoconfiança, comprometimento e perseverança puder cultivar, maior será seu progresso. Fique atento para ideias transformadoras e conhecimentos reveladores.

Leia Também

Leia Também

LIBRA

É tempo de transformar, revitalizar, restaurar, reconstruir, superar velhas limitações para crescer. Vênus encontra Plutão: procure colocar sua alma em tudo o que fizer. Cultive carinho, atenção e disponibilidade. Essas atitudes podem abrir caminhos e fazer toda a diferença. Enquanto isso, o Sol segue em Sagitário, inspirando entusiasmo. O espírito de aventura, viagens e assuntos filosóficos estão ativados. Bom período para fazer planejamentos em comum, investir em novos cursos, estudos e aprendizados.

ESCORPIÃO

Vênus combina forças com Plutão: é tempo de mais prazer e sedução. Aproveite para limpar seu coração, conte com mais capacidade para expressar-se. Procure demonstrar seus talentos, habilidades e competências, com mais credibilidade e responsabilidade. Mas é importante observar se há distorções nos relacionamentos: controle, possessividade, ciúme ou manipulações. Ao mesmo tempo é importante investir na autoestima. Espaço, liberdade e o otimismo ganham destaque com o Sol em Sagitário.

Veja Também:  Estreantes nas Olimpíadas, Letícia Bufoni e Rayssa Leal já são ícones dos jogos

SAGITÁRIO

Sol e Mercúrio seguem em seu signo e hoje se combinam com a Lua. Conte com mais confiança e expressividade. Aos você pode ganhar clareza, encaminhar novos projetos, encontrar novas soluções. Momento ideal para cultivar o despertar da Consciência Superior, assim pode investir em projetos que tragam melhorias para um grande número de pessoas. Período favorável para dialogar, esclarecer assuntos, investigar e pesquisar. Renovações, compreensões e mudanças continuam em pauta. É tempo de mergulhar mais fundo em sua alma.

CAPRICÓRNIO

A ordem é modificar, transformar, reciclar o lixo emocional. O Sol segue em Sagitário e se alinha com a Lua em Aquário, inspirando a expansão do conhecimento. É tempo de olhar para frente, renovar ideias, promover seu crescimento, aprender e abarcar mais. A vontade é de traçar novos rumos, crescer profissionalmente. Invista também no crescimento espiritual! A próxima fase será de finalizações importantes. Muitas conclusões serão tomadas, reformulações serão feitas até seu aniversário.

AQUÁRIO

Viagens, aventuras estudos superiores, assuntos filosóficos ficam favorecidos. O Sol segue no expansivo Sagitário e combina forças com a Lua, que segue em seu signo, marcando um período de mais entusiasmo e a busca de novos conhecimentos. É hora de deixar-se invadir por correntes inovadoras, de investir em novos projetos, buscar soluções mais criativas, libertar-se de situações limitantes. É tempo de ampliar sua visão do mundo. Mas procure fazer uma lista das prioridades, para que possa aproveitar melhor seu entusiasmo.

PEIXES

Sol e Mercúrio seguem em Sagitário: você pode pensar no que pode fazer para crescer em sua carreira, logo virá o reconhecimento profissional. Mas não é boa hora para negociações apressadas, ou para acumular diversas atividades ao mesmo tempo. Vale anotar os compromissos e as metas mais importantes. Depois do trabalho, você pode programar atividades culturais ou passeios ao ar livre, de preferência junto à natureza para inspirar-se. Aproveite para filosofar, pensar grande e promover intercâmbios com o mundo.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Brasileira de 18 anos rouba a cena no desfile da Chanel

Publicados

em


source
Raynara Negrine
JOY Management

Raynara Negrine


Nascida na pequena Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Raynara Negrine, de apenas 18 anos, foi destaque do desfile da  Chanel. Realizado hoje, 7, em Paris, a apresentação ocupou o “Le19M”, novo edifício parisiense criado pela grife, com 25 mil metros quadrados, dedicado aos ateliês da maison e projetado pelo arquiteto Rudy Ricciotti. O desfile inaugura o novo espaço da grife, cuja coleção leva assinatura de Virginie Viard, diretora criativa da Chanel.

Consagrada como nova top brasileira, Raynara segue conquistando feitos importantes: na última temporada de moda internacional, desfilou para nada menos que dezessete grifes. Aposta da JOY Management, mesma agência de supermodelos como Lais Ribeiro, Raynara ficou entre as finalistas do concurso de modelos The Look Of The Year, em 2017.

Modelo
Crédito das imagens: JOY Management / divulgação

Raynara Negrine durante desfile da Chanel

Desde então, coleciona trabalhos para grifes de peso, como Dior, Versace, Hermès, Fendi, Celine, Valentino, Jean Paul Gaultier, Jacquemus e Carolina Herrera, entre outras, além de ter figurado entre as recordistas de desfiles do São Paulo Fashion Week.

Leia Também

De origem humilde, Raynara superou desafios até brilhar no mercado fashion e consagrar-se nas passarelas mundo afora.

“Tenho muito orgulho de minhas raízes e de tudo que aprendi. Minha mãe sempre encontrou formas de me dar todo suporte para que eu pudesse chegar até aqui, ela é minha maior incentivadora. Lutou muito e trabalhou duro e essa garra sempre será meu maior motivo de orgulho e inspiração”, afirma.

Atualmente, a brasileira é representada por alguns dos mais importantes agentes do mundo: além da JOY Management, no Brasil, Raynara figura entre os talentos da agência Women, em Paris e Milão, que tem em seu time supermodelos como Winnie Harlow, Coco Rocha, Jourdan Dunn e Joan Smalls. Lista ainda representada pela The Industry, em Nova Iorque, a The Squad, em Londres, a Uno, em Barcelona, e a Modelwerk, em Hamburgo.

Veja Também:  Rihanna coloca mansão à venda; veja fotos e valor

“Eu só tenho a agradecer por poder representar o Brasil em trabalhos e desfiles tão importantes”, comemora.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana