conecte-se conosco


Mato Grosso

Madeira doada para prefeitura de Nova Santa Helena deve ser usada na manutenção de pontes

Publicados

em

A prefeitura de Nova Santa Helena recebeu madeira apreendida em ação de fiscalização em área de reserva legal. O material, doado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), equivale a 80 caminhões de toras que devem ser usadas para a manutenção de pontes do município.

A Sema deflagrou a operação Proteger no município de Itaúba entre os dias 12 e 15 de março com o objetivo de combater o desmatamento e exploração ilegal. A fazenda Jauru, local onde as toras foram apreendidas, possui autorização de exploração florestal, porém a madeira retirada estava fora da área autorizada, caracterizando assim infração ambiental.

Foram aprendidas madeiras em toras de espécies diversas, totalizando 1.630 m³. Ariadne Lemos, engenheira civil da prefeitura de Santa Helena, destacou que a madeira recebida veio em ótimo momento. “Esta época do ano tem uma maior necessidade de manutenção das pontes. As toras serão utilizadas em reparos nas 122 pontes de responsabilidade do município”, afirmou.

A prefeitura também recebeu, como fiel depositária, três tratores retirados da área de extração ilegal. Todos os envolvidos na retirada ilegal de madeira foram autuados, o proprietário da área explorada, o executor da extração e o operador do Sisflora. O valor total da multa foi de R$ 6,65 milhões. O procedimento foi encaminhado ao MPE para a responsabilização criminal.

Veja Também:  Palestras em escolas e panfletagem integram programação em Cuiabá

Foram explorados ilegalmente, dentro do bioma Amazônia, 1.112 hectares de floresta em área de reserva legal e 580 hectares fora de reserva legal. Também foram apreendidos no local um caminhão e três motosserras.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Bombeiros localizam homem que estava desaparecido há dois dias em região de mata

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na tarde desta quarta-feira (01.05), para atender uma ocorrência sobre o desaparecimento de um homem de 57 anos, em uma zona rural próxima ao Distrito de Buriti, em Alto Araguaia (422 km de Cuiabá).

De acordo com informações coletadas pela equipe do 1° Núcleo Bombeiro Militar (1° NBM), o homem havia chegado recentemente em uma fazenda para trabalhar e não estava familiarizado com a região. Ele estava desaparecido há dois dias.

Com a colaboração dos trabalhadores das fazendas vizinhas, os bombeiros adentraram a vegetação e seguiram possíveis rastros deixados pelo desaparecido.

Após intensas buscas, a vítima foi encontrada em uma área de mata próxima a um córrego. O homem estava debilitado e desorientado.

Os bombeiros prestaram os primeiros socorros, fornecendo água e garantindo sua segurança. Em seguida, ele foi levado até a sede da fazenda e foi encaminhado ao hospital local para uma avaliação médica completa.

Fonte: Governo MT – MT

Veja Também:  Tangará da Serra recebe 940 doses das vacinas Astra/Zeneca e Coronavac

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Secel promove shows e festivais de teatro em Cuiabá e no interior do Estado

Publicados

em

Cuiabá, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis e Sorriso recebem neste mês de maio e em junho shows de música e festivais de artes cênicas realizados via Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Os projetos integram o leque de 266 ações selecionadas no chamamento público, que conta com R$ 10 milhões de investimentos em atividades de formação, experiências artístico-culturais, mostras, festivais e outros.

A primeira ação será em Cuiabá, com o show Canto-Transição, da artista Renata Crizanto. O espetáculo inédito traz 13 músicas autorais de MPB, com melodias que vão do pop ao guarânia (estilo musical paraguaio que inspirou o sertanejo). A apresentação será nesta sexta-feira (03.05), às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

A cantora seguirá para Alta Floresta, onde encontra o público da sua cidade natal, no dia 17 de maio, às 20h, no Teatro Agostinho Bizinoto. Lá, ela também irá participar de atividades de formação, no dia 18 de maio. Serão oferecidas oficinas de produção cultural, baixo e etapas da produção musical, a partir das 14h, no Centro Cultural – Praça da Cultura.

“É a concretização de um sonho poder levar e mostrar a minha música a duas cidades que fazem parte da minha história. Eu me sinto muito honrada de poder oferecer a minha música ao público”, destacou Renata. A entrada em ambos eventos é gratuita. Em Cuiabá, a organização está pedindo doação de um brinquedo novo ou em bom estado de conservação.

Também viabilizados pelo Edital Viver Cultura, da Secel, serão realizados festivais de artes cênicas em Campo Novo do Parecis e Sorriso. Os projetos contarão com apresentações teatrais de grupos regionais e do país, com oferta de cultura e lazer para a população.  

Veja Também:  Tangará da Serra recebe 940 doses das vacinas Astra/Zeneca e Coronavac

O 16º Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis (Femute) será realizado entre os dias 8 e 12 de maio, incluindo espetáculos para todas as idades. Entre os grupos, artistas e coletivos estão representantes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, além da presença de artistas mato-grossenses.

O festival é realizado pelo Teatro Ogan, fundado em 1995, e sendo um dos mais antigos grupos em atuação ininterrupta no Estado. A atuação do grupo é por meio do Ponto de Cultura Ninho do Sol, que mantém projetos de artes, educação e cidadania, voltados especialmente a crianças e adolescentes.

O evento, que teve sua última edição em 2015, será realizado neste ano com espetáculos selecionados via edital. As apresentações serão divididas entre as mostras oficial, com as peças dos grupos Karma Coletivo de Artes Cênicas (SC), Cia de Teatro Kaos (PR), Palhaço Fusquinha (SP) e Cia Tantan (SP).

A mostra estadual contará com participação dos grupos Tibanaré (Cuiabá), Penumbra (Cuiabá), Du Cafundó (Rondonópolis) e artista Wellini dos Santos Izidre (Primavera do Leste). Já a mostra local terá os grupos  de Campo Novo do Parecis (Teatro Ogan, Grupo Cena7 e Revelação Teen).

O festival ainda conta com espetáculos da mostra de cenas curtas, com duração de 10 a 20 minutos, na qual participam os grupos Associação Ciranda (Barra do Garças), Plenilúnio (Cáceres), Gira (Cuiabá) e artista Iram de Almeida (Cáceres).

Veja Também:  "Ler é fundamental para a produção textual e para a expressão da juventude", destaca professora

O 15ª Festival de Artes Cênicas de Sorriso, que será realizado de 10 a 15 de junho, também está sendo viabilizado via Edital Viver Cultura e está com inscrições abertas para grupos e artistas que concorrerão ao prêmio Francisco Donizete de Lima. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 13 de maio pela internet.

Ao todo, serão selecionadas apresentações de teatro para palco e de rua, circenses e de dança, além de outras expressões artísticas. Serão seis dias de programação com espetáculos para as mostras infantil, juvenil, adulto e misto. Além disso, o evento irá proporcionar atividades de formação como workshops e oficinas para os profissionais da cultura e público iniciante.

O festival foi criado pelo professor Francisco Donizete de Lima em 2007, com o objetivo de difundir o teatro e proporcionar lazer, reflexão social e valorização para a cultura da região. Após o falecimento do fundador, passou a ser realizado pela Associação Cultural Ribalta, que assumiu o projeto em 2012.

Serviço:

Show Canto -Transição – de Renata Crizanto 
03/05 – Cuiabá (Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros), às 20h. Entrada: um brinquedo novo ou em bom estado de conservação.
17/05 – Alta Floresta (Teatro Agostinho Bizinoto), às 20h. Entrada gratuita

16º Femute – Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis
Período: 08 a 12 de maio
Mais informações: Instagram @teatroogan

15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso
Período: 10 a 15 de junho
Inscrições para grupos e artistas: Link AQUI
Mais informações: Instagram @facesfestivaldeartes e @ribaltasorrisense

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana