conecte-se conosco


Últimas Noticias

Pacto em defesa das cabeceiras do pantanal apresenta resultados

Publicados

em

Recuperação de nascentes e áreas degradadas

Em junho de 2013, durante o 2º Encontro das Cabeceiras do Pantanal realizado em Tangará da Serra, representantes dos setores público e privado e de organizações da sociedade civil, definiram as principais linhas de atuação e as etapas para construção de um Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal – uma aliança para o desenvolvimento sustentável da região.  O projeto é composto por 25 municípios, entre eles Tangará da Serra.

O objetivo é instrumentalizar a região, sua esfera pública, setor privado e a sociedade civil, com uma visão estratégica sobre a situação da região e da gestão dos recursos hídricos.

Fazem parte das ações do Pacto: recuperação de nascentes, recuperação de áreas degradas, recuperação de mata ciliar e uso de boas práticas agrícolas e pecuárias.

De lá para cá, muitas ações foram realizadas e o Pacto, apresentado resultados satisfatórios, entre eles:  execução do projeto Biofossas com instalação no Assentamento Bezerro Vermelho e Bacia Queima Pé, em 2015.  Foi implantado ainda na Bacia do Rio Queima Pé, o Programa Produtor de Água, garantindo a melhoria da qualidade e quantidade de água em mananciais, através de incentivos financeiros aos produtores. E assim foi criada a Lei nº 4.200 de 17 de abril de 2014, que autoriza o Poder Público Municipal a instituir o projeto de pagamento por serviços ambientais direcionado aos proprietários de áreas rurais no município de Tangará da Serra, que destinar parcela de sua propriedade para fins de preservação e conservação de serviços ecossistêmicos que atenda as exigências da Lei.

Veja Também:  Prefeitura de Cuiabá lança edital de concurso para a Educação com mais de 2 mil vagas

De acordo com o presidente do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), Décio Eloi Siebert, com apoio da WWF Brasil, outros projetos foram implantados no decorrer dos últimos anos, a exemplo, o ‘Medição de Vazão do Rio Queima Pé’, com trabalho voltado para conservação de solos, adequação de estradas e drenagem de águas pluviais.

Nos últimos dias 11 e 12 de junho, foi realizada uma Oficina de Comunicação para Sustentabilidade do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal em Cuiabá. Na oportunidade, foram discutidas as formas de trabalho que serão aplicadas a partir de agora, assim como novos projetos e novos parceiros. “Buscar mais parceiros e ampliar esses trabalhos que já foram feitos, para realizar uma escala ainda maior (…) a ideia é fazer com que o Pacto seja realmente um grande programa de proteção e preservação dessa região de nascentes do Pantanal”, complementa.

Lucélia Andrade/ Redação DS 

Comentários Facebook
Propaganda

Últimas Noticias

Mulher bate carro em para-choque de caminhonete ao estacionar e deixa bilhete para dono em MT

Publicados

em

No recado, ela assumiu a responsabilidade pelo acidente e deixou o telefone dela para que o proprietário entrasse em contato.

Bilhete foi deixado depois de ficar 1 hora esperando do dono aparecer.


Mulher deixou bilhete em carro após batida — Foto: Arquivo pessoal

Mulher deixou bilhete em carro após batida — Foto: Arquivo pessoal/ G1MT

Uma motorista teve um gesto que chamou atenção dos moradores de Comodoro, a 677 km de Cuiabá. Ao fazer uma baliza, a servidora pública Leila Staut Romera Ribeiro bateu no para-choque de uma caminhonete que estava estacionada. Ficou esperando o dono do carro aparecer por 1 hora.

Como ele não voltou para pegar o carro, a motorista decidiu deixar um bilhete, assumindo a responsabilidade do acidente e anotou o número de telefone dela para que ele entrasse em contato.

“Se fosse com o meu carro, eu ia querer ser avisada, então eu decidi fazer o que gostaria que fizesse comigo”, disse ela.

O acidente ocorreu na sexta-feira (17), quando Leila, acompanhada da irmã, tinha ido ao laboratório buscar resultados de exames da mãe. Ao manobrar o carro, ela escutou um barulho forte e percebeu que havia encostado em uma caminhonete que estava estacionada atrás.

Veja Também:  Alunos do direito do campus de Barra do Bugres são aprovados no exame da ordem

Ela relatou que desceu para ver o que havia ocorrido e percebeu que tinha riscado o veículo. “Fiquei desesperada. Aí comecei a procurar quem era o dono. Fui nos estabelecimentos próximos e não o encontrei”, contou.

Depois de procurar, ela ainda ficou esperando perto do carro por 1 hora. Como o proprietário da caminhonete não apareceu, ela deixou um bilhete informando sobre o acidente, assumindo a responsabilidade sobre a batida.

“Fui para casa e chorei. Mais tarde, uma mulher me ligou. Fiquei aliviada porque, antes, tive receio que o dono do carro fosse alguém agressivo”, lembrou.

A mulher do outro lado da linha era casada com o dono do carro, um oftalmologista que, de tempos em tempos, faz atendimentos na cidade.

“Fui me encontrar com eles e me propus a pagar o danos. Mas, ele disse que, havia ficado surpreso com meu gesto e, por isso, não precisaria pagar. Fiquei muito feliz. Na verdade, acho que ele foi muito generoso comigo”, relatou a servidora.

Comentários Facebook
Continue lendo

Últimas Noticias

Com força e eficiência, Secretaria de Obras está com equipes de manutenção em todo município de Barra do Bugres

Publicados

em

Marcos Parada – Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos
Assecom

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do Município de Barra do Bugres estão espalhadas em vários pontos da extensão do município, realizando manutenções e viabilizando estruturas que facilitarão o trânsito, tanto na cidade, como na área rural.

Na cidade de Barra do Bugres, equipes estão realizando manutenção em vias públicas, entre elas, na Rua Voluntários da Pátria, onde uma avaria ocorrida durante a chuva, fez com que um manilhamento fosse comprometido com o desbarranque da encosta. Enquanto isso, próximo ao Senai, outro grande buraco que originou pelo mesmo motivo, está sendo tapado para não oferecer riscos aos transeuntes. Outra equipe, se encontra na Emanuel Pinheiro, onde uma grande poda de árvores e grama está sendo realizado, juntamente com uma limpeza radical às margens da avenida.

Na área rural, especificamente na região do Assentamento Cabaças outra equipe está trabalhando na manutenção de estradas. Já na estrada do “Santana”, outra equipe de construção de pontes está providenciando madeira para que seja reconstruída uma ponte daquela estrada. Na estrada do Santana, também está ocorrendo patrolamento em locais críticos.

Veja Também:  Tangará da Serra abre seleção para contratar 182 estagiários

A operação ‘Tapa-buracos’ continua nas ruas e avenidas da cidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana