conecte-se conosco


Mato Grosso

Mato Grosso lidera o ranking de eficiência na aplicação de vacinas entre estados do Centro-Oeste

Publicados

em

Estado aplicou 63,6% das vacinas recebidas; doses armazenadas aguardam segunda aplicação

Lucas Rodrigues | Secom-MT

Doses recebidas são para os grupos da primeira fase – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso lidera o ranking dos estados do Centro-Oeste com a maior eficiência na aplicação das vacinas contra a covid-19 nos grupos prioritários da primeira fase.

O Ministério da Saúde envia as doses para os estados de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos, e não pela quantidade total da população. Ou seja, estados com maior número de idosos e profissionais de saúde recebem mais vacinas nesse primeiro momento.

O estado recebeu, até esta sexta-feira (19.03), um total de 285.536 doses e aplicou 181.693, ou seja, 63,6%. Ainda não foram aplicadas 100% das doses porque parte delas são para a segunda aplicação.  

Já Goiás aplicou 60,7% das doses recebidas, enquanto Mato Grosso do Sul vacinou 47% e o Distrito Federal 54,6%.

Veja Também:  "Um espaço onde as mães podem deixar seus filhos seguros", afirma primeira-dama

É importante explicar que as doses enviadas neste primeiro momento são destinadas à vacinação dos profissionais de saúde, indígenas, idosos institucionalizados e idosos de 80 a 89 anos.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, que possui um percentual muito alto de população idosa, receberá vacinas suficientes para imunizar 9% da população na primeira fase.

Em Mato Grosso, cuja população majoritariamente é mais jovem, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde nessa primeira fase irão imunizar 6% do total da população.

Confira as informações sobre a vacinação nos estados pelo link: https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html

Fonte: Assessoria

 

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Rondonópolis inicia formação de facilitadores de Círculos de Paz na rede municipal de educação

Publicados

em

Construir relacionamentos saudáveis, compartilhar experiências, disseminar valores e aprimorar as trocas na vida em sociedade. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios trazidos pela prática da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz, quando aplicados no ambiente escolar.
 
 
Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o município de Rondonópolis lançaram o primeiro curso de formação de facilitadores de Círculos de Construção de Paz voltado exclusivamente para profissionais da área municipal de educação.
 
 
O lançamento foi realizado nesta segunda-feira (29 de abril), no auditório da Prefeitura de Rondonópolis com a presença do juiz coordenador do Cejusc, Wanderlei José dos Reis, do gestor geral do NugJur, Rauny Viana, de diretores, coordenadores e profissionais da área da educação, entre outros convidados.
 
 
Para o juiz Wanderlei José dos Reis, responsável pelas iniciativas da Justiça Restaurativa na área da educação, a expansão do projeto demonstra a repercussão benéfica que os círculos de paz têm alcançado perante a sociedade.
 
 
“Hoje nos reunimos para dar início à política pública que cresce cada dia mais em Rondonópolis e em todo Estado de Mato Grosso. A partir de agora, nossos esforços estarão concentrados em estruturar e aplicar a Justiça Restaurativa nas escolas municipais, incentivando a construção da paz e do diálogo entre os nossos alunos. Como costumo dizer, os círculos de construção de paz contribuem significativamente com o processo de ensino e aprendizagem. E a construção de todo esse processo, assim como fizemos para a formação de quase 100 facilitadores que atuam na rede estadual, é uma tarefa que nos enche de orgulho. A partir de agora, teremos nossos olhos focados nas nossas 46 escolas da rede municipal e no benefício de mais de 41 mil alunos da rede pública de Rondonópolis”, comemorou o juiz Wanderlei.
 
 
A secretária municipal de Educação, Tatiane Vieira Matos, destacou a importância social do trabalho realizado pelo Poder Judiciário juntos aos municípios. “Nessa primeira aula, tivemos a oportunidade de conhecer e entrar em contato com essa ferramenta tão incrível que são os círculos de paz, e que certamente se tornarão uma das ferramentas essenciais na construção de ambientes mais harmônicos e acolhedores. Saímos todos muito animados e preparados, crendo que essa ação formará pessoas preparadas para auxiliar na resolução de conflitos e no diálogo dentro do ambiente interno escolar”, assinalou Tatiane.
 
 
A abertura do novo curso teve início com a ‘Palestra de Sensibilização aos Profissionais da Educação’, também chamada de aula magna, ministrada pela assessora de Relações Institucionais do NugJur, Katiane Boschetti da Silveira. Na oportunidade foram apresentados os princípios e conceitos que envolvem as práticas da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz no ambiente escolar.
 
 
“A aula magna com a rede municipal de educação reforça o desejo e a articulação entre os poderes na busca pela pacificação social, principalmente essa que pode e deve ser construída no espaço escolar, sendo o espaço escolar um potente espaço de mudança cultural e de toda uma comunidade. Foi um evento marcado pela presença dos diretores, dos professores, da secretária de educação e de outros membros da educação municipal que reforçam o compromisso da pasta em instituir a Justiça Restaurativa como política pública do município”, frisou Katiane.
 
 
Por meio da Lei n.º 12.975/2023, o Programa Municipal de Justiça Restaurativa foi instituído para a construção da paz e do diálogo em toda a rede municipal de ensino, fortalecido com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica n.º 010/2023, que firmou entre o NugJur, o Cejusc e o município de Rondonópolis as diretrizes necessárias para a implantação da política de paz nas 46 unidades de ensino, com a meta de beneficiar os mais de 21 mil alunos.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto colorida na horizontal do auditório da Prefeitura de Rondonópolis. No auditório lotado de servidores da rede municipal de ensino, a assessora de Relações Institucionais do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, Katiane Boschetti da Silveira ministra palestra aos servidores. Segunda imagem: Aapartir da esquerda, a gerente da Divisão de Formação de Docente da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Werle, a secretária municipal de Educação, Tatiane Vieira Matos, o gestor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, João Batista Barbosa, assessora de Relações Institucionais do NugJur, Katiane Boschetti da Silveira, o juiz coordenador do Cejusc, Wanderlei José dos Reis e o gestor geral do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, Rauny Viana.
 
 
Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Veja Também:  "Um espaço onde as mães podem deixar seus filhos seguros", afirma primeira-dama

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Comarca de Campo Novo do Parecis abre seletivo para credenciamento de profissionais de Psicologia

Publicados

em

A Comarca de Campo Novo do Parecis abriu processo seletivo para credenciar pessoas físicas na área de Psicologia para atuarem no fórum, conforme prevê o Edital n. 2/2024-DF, assinado pelo juiz diretor, Bruno César Singulani França.
 
As inscrições estão abertas e vão até o dia 29 de maio, devendo ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico https://processoseletivo.tjmt.jus.br/.
 
Para se inscrever é necessário ser maior de 21 anos, não possuir antecedentes criminais, não exercer cargo público inacumulável, ser bacharel em Psicologia, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e com registro no Conselho Regional de Psicologia.
 
O processo de seleção dos candidatos inscritos será realizado por meio de análise dos documentos apresentados, efetuado pela Comissão de Apoio ao Processo Seletivo, com base em tempo de serviço público, experiência profissional e formação acadêmica.
 
Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo endereço de e-mail [email protected].
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Veja Também:  Governo de MT, Ministério e iniciativa privada inauguram 1ª central de reciclagem de eletroeletrônicos

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana