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Alunos da unidade do SER Família Criança participam de Cantata de Natal

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Cerca de 100 crianças assistidas pelo Programa SER Família Criança participaram na quarta-feira (06.12) da “Cantata de Natal”, com apresentações do coral e balé, e o acendimento de luzes natalinas, na Praça da Matriz, em Poconé (102 km de Cuiabá), dando início às festividades de fim de ano no município.

O programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, atende cerca de 500 crianças em vulnerabilidade social do município.

De acordo com a secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Maciel, a Cantata de Natal foi um momento para comemorar o primeiro ano da unidade do Programa SER Família Criança, localizada no município.

“Foi muito lindo, um momento e de muita emoção. Quando olhamos para trás, em março, na inauguração e chegando neste momento, observar a mudança na história de muitas crianças é gratificante. Tivemos a oportunidade de conhecer famílias que nos relataram o desenvolvimento dos filhos, na vida escolar e comportamental, dentro de casa. O Programa SER Família Criança é um sucesso. É realmente a superação, a esperança, o respeito e a dignidade para o futuro dessas crianças. Nós finalizamos tudo com muita alegria, e desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo”, ratificou a secretária Juliane.

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A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de Poconé, Joelma Gomes, pontuou que o Programa SER Família Criança chegou ao município para mudar a vida das famílias que mais necessitam.

“Foi um ano muito abençoado para todos nós, aqui em Poconé, com o Programa SER Família Criança. Estamos fechando com chave de ouro este ano, com a participação das nossas crianças na Cantata de Natal. O programa que nasceu de um sonho e hoje é um lugar com segurança, aprendizado de qualidade e profissionais qualificados. Ele mudou a vida de muitas famílias, já que haviam crianças cometendo pequenas infrações. E nós as recebemos de braços abertos. Saíram das ruas, não tem mais tempo ocioso. É muita gratidão à primeira-dama Virginia Mendes e ao governador Mauro Mendes por trazerem esse programa para Poconé”, declarou Joelma Gomes.

A coordenadora do Programa SER Família Criança, Juracy Leite, enfatizou que o programa é de suma importância para o município de Poconé e ver o resultado neste final de ano é gratificante.

“Agora que nós estamos nesta época do Natal, a gente percebe tantas ações que foram realizadas, tantas atividades e hoje, vemos este resultado nesta data especial de Natal. Foram ações lindas e hoje a gente vê o resultado com as famílias nos procurando para fazer a rematrícula, vendo os pontos positivos que o programa teve na vida dos filhos, da família. E com isso, todos nós nos sentimos agraciados e felizes por ter esse resultado maravilhoso. Somos gratos a Deus e a este programa que veio somar com todas as famílias poconeanas”, afirmou.

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Programa SER Família Criança

O Programa SER Família Criança é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da equipe técnica da Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), e conta com a parceria do município de Poconé, que doou o terreno para a construção e contribui com parte do custo de manutenção, bem como é responsável pela execução do programa.

O investimento do Governo de Mato Grosso no programa é de mais de R$ 7 milhões com aulas de música, artes, dança, esportes e reforço das disciplinas, sempre em contraturno escolar, a fim de garantir melhoria na qualidade de vida delas. Além disso, na unidade, todos os alunos recebem refeições em cada turno, além de uniformes tanto para as aulas de reforço quanto para as atividades culturais.

Fonte: Governo MT – MT

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Comarca de Campo Novo do Parecis abre seletivo para credenciamento de profissionais de Psicologia

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A Comarca de Campo Novo do Parecis abriu processo seletivo para credenciar pessoas físicas na área de Psicologia para atuarem no fórum, conforme prevê o Edital n. 2/2024-DF, assinado pelo juiz diretor, Bruno César Singulani França.
 
As inscrições estão abertas e vão até o dia 29 de maio, devendo ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico https://processoseletivo.tjmt.jus.br/.
 
Para se inscrever é necessário ser maior de 21 anos, não possuir antecedentes criminais, não exercer cargo público inacumulável, ser bacharel em Psicologia, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e com registro no Conselho Regional de Psicologia.
 
O processo de seleção dos candidatos inscritos será realizado por meio de análise dos documentos apresentados, efetuado pela Comissão de Apoio ao Processo Seletivo, com base em tempo de serviço público, experiência profissional e formação acadêmica.
 
Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo endereço de e-mail [email protected].
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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Mato Grosso

Poder Judiciário conclui segunda etapa do curso de facilitadores de Círculos de Paz em Várzea Grande

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O Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o município de Várzea Grande realizaram durante todo o mês de abril o módulo II do curso básico de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz. A formação é ofertada pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Várzea Grande.
 
 
Participam da formação cerca de 100 profissionais entre professores e servidores da rede municipal de educação. O curso teve início no dia 12 de março, com a aula magna ministrada pela assessora de Relações Institucionais do NugJur, Katiane Boschetti da Silveira, onde os servidores tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar os princípios que movem a Justiça Restaurativa e a prática dos Círculos de Construção de Paz.
 
 
E é pensando exatamente em contribuir para um futuro com menos dores e traumas emocionais que os círculos chegam ao ambiente escolar, com a proposta de acessar o campo onde são formadas e podem ser trabalhadas as emoções. É na qualidade das relações e das trocas sociais que valores e aspectos psicológicos de crianças, jovens e adolescentes são construídos e levados para suas relações ao longo da vida.
 
 
Em outubro de 2023 foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Várzea Grande para a implantação do Programa Municipal de Construção de Paz.
 
 
Para o juiz diretor do Fórum de Várzea Grande e coordenador do Cejusc, Luís Otávio Pereira Marques, a grande aceitação da metodologia dos círculos de paz pelo município de Várzea Grande tem contribuído de maneira decisiva para a expansão da prática.
 
 
“Graças a enorme receptividade da Justiça Restaurativa no município de Várzea Grande foi necessário ampliarmos o número de facilitadores, em especial aqueles que atuam na rede municipal de ensino, dando sequência e fortalecendo o termo de cooperação pactuado entre os poderes Judiciário e Executivo. Com a capacitação vamos avançar na propagação dos círculos de construção de paz, de maneira mais frequente e atendendo as demandas não só relacionadas aos conflitos escolares, como também familiares entre pais e alunos”, frisou o juiz Luís Otávio.
 
 
Na avaliação da secretária-adjunta de Educação de Várzea Grande, Maria Alice de Barros Silva, o envolvimento das unidades de ensino e a participação das áreas técnicas amplia e fortalece o movimento de levar a política de paz para além dos muros das escolas.
 
 
“Trabalhar com as famílias e a escola é essencial para fortalecer a justiça e os vínculos das próximas gerações. Por isso, acreditamos estar no caminho certo e na direção de uma sociedade mais justa e pacífica. Só temos a agradecer ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso por esse grande movimento de paz na sociedade. A Justiça Restaurativa tem um imenso potencial no sentido de promover o diálogo, a conciliação e a mediação. E a parceria que celebramos com o Judiciário torna Várzea Grande referência dentro do estado no tocante a disseminação da cultura da paz e de conscientização da necessidade de soluções mais respeitosas e pacíficas”, avaliou Maria Alice.
 
 
A rede municipal de educação de Várzea Grande possui 94 unidades de ensino, sendo 67 escolas e 27 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), totalizando o atendimento de mais de 32 mil crianças.
 
 
Para a secretária-executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Nailza da Costa Barbosa Gomes, que também é facilitadora de círculos de construção de paz, a ferramenta proporciona uma experiência enriquecedora de aprendizado para todos que participam.
 
 
“Tenho muito a agradecer pela oportunidade de participar do primeiro grupo de formação de facilitadores. Como aluna, só posso dizer que foi uma experiência incrível e um grande aprendizado humano. Agora falando como facilitadora, a cada círculo uma experiência nova e rica em material humano e autoconhecimento, não só para os alunos que participam, mas também para os facilitadores. Sempre temos a oportunidade de aprender com o outro, de olhar o outro sem julgamentos e ouvir com atenção e respeito faz toda a diferença. Colocar os ensinamentos dos círculos de paz em prática muda nossa postura diante da vida. Esperamos criar uma rede de profissionais preparados para levar a paz ao ambiente de trabalho, às famílias, aos nossos alunos e a toda sociedade”, refletiu Nailza.
 
 
Rosângela da Silva Mercado Santos é acadêmica do 9º semestre de Direito e atua como técnica em desenvolvimento infantil no CMEI ‘Ana Isabel Moreira da Silva’, localizado no bairro Construmat, em Várzea Grande. Ela conta que os resultados colhidos com a prática dos círculos de paz nas escolas inspiraram seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que trata sobre o ‘Impacto da Justiça Restaurativa no Âmbito Escolar’.
 
 
“A implantação do programa nas escolas tem o potencial de trabalhar na construção de vínculos e na conexão das famílias com a escola, onde os pais podem se sentir apoiados e acolhidos, seguros dentro do processo de crescimento e formação de seus filhos. E saber que é possível falarmos e trabalharmos a paz dentro das escolas é voltarmos a acreditar e praticar valores como igualdade e pertencimento, e além de disso, é criamos um ambiente seguro para que aquele aluno que cometeu um erro possa refletir sobre o que aconteceu e reconhecer sua parcela de responsabilidade na situação. Que as pessoas tenham condições de colocar em prática o poder da escuta e da fala, e nesse processo queremos trazer a família para dentro das escolas e estender o conceito do diálogo e da escuta para toda a comunidade”, defendeu Rosângela.
 
 
Os CMEIs são responsáveis pela oferta da educação básica de crianças com idade de 0 a 3 anos, durante a jornada de trabalho dos pais.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto colorida dos participantes do curso de formação de facilitadores. Na imagem os alunos se agrupam no centro da sala para a foto. No chão a imagem destacada de diversos objetos como livros, cartões de papel com mensagens escritas, uma girafa de pelúcia nas cores amarelo e marrom, um urso de pelúcia na cor rosa e uma pequena cartolina com os acordos combinados durante o círculo.
 
 
Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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