conecte-se conosco


Sem categoria

Gestores de Barra do Bugres participam da capacitação do programa do Criança Feliz

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Secretaria de Assistência Social (Saas), reuniu gestores municipais do Programa Criança Feliz para uma capacitação técnica nesta segunda-feira (06). A ação será realizada até o dia 10 de maio, no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá.

Participam da capacitação cerca de 60 gestores de 29 municípios do Estado, entre eles: Acorizal, Alto Boa Vista, Arenápolis, Apiacás, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Chapada, Dom Aquino, Denise, Diamantino, Jaciara, Jauru, Jangada, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nortelândia, Peixoto de Azevedo, Poconé e Pontal do Araguaia.

A proposta é formar os gestores municipais no Guia da Visita Domiciliar. As visitas domiciliares, realizadas pelos técnicos, fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares, comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Durante os cinco dias de curso serão realizados oficinas com recursos didáticos e aulas práticas.

A titular da pasta, Rosamaria de Carvalho, destacou a necessidade da iniciativa para o aprimoramento e execução do programa nos municípios do Estado. “A capacitação proporciona a troca de experiência e esses momentos são importantes para requalificar aquilo que precisa ser colocado em prática”, disse.

Leia Também:  Quinze pessoas são presas por dirigir embriagadas em Cuiabá

A secretária da Setasc também ressaltou a importância de preparar os profissionais que auxiliarão as mães no incentivo correto dos primeiros anos de vida da criança. “Dentro da psicologia, os primeiros anos de vida de uma criança são condicionantes para que tenham uma série de fatores psicológicos bem resolvidos. Os visitadores capacitados vêm cumprir este papel junto com as mães para ensinar a importância desta estimulação”.

Veja Também:  Energia elétrica fica 11,2% mais cara a partir de segunda (8) em MT

Criança Feliz

O programa foi instituído pelo decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, alterado pelo Decreto n° 9.579, de 22 de novembro de 2018, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, articula ações políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direito das crianças e adolescentes. Entre as competências de Mato Grosso na execução do Primeira Infância, o planejamento e coordenação de ações, prestação de apoio técnico, elaboração de materiais, realização de ações de mobilização no âmbito estadual, articulação de ações intersetoriais com as diversas políticas públicas e execução das ações programa.

Outra ação da Setasc, iniciada na manhã desta segunda-feira (06), é a ‘Capacitação Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família’. O curso segue até o dia 10 de maio, no auditório da secretaria, em Cuiabá. O objetivo é orientar os gestores municipais sobre os conceitos e procedimentos de Gestão do Cadastro Único para programas sociais e de transferência de renda como o “Bolsa Família”.

Veja Também:  Focos de calor crescem 87%; veja ranking das queimadas em MT

Neste primeiro dia foram abordados o conceito básico e a importância do Cadastro Único e as responsabilidades do Governo Federal, estadual e municipal para o programa. Também foi apresentado aos gestores o processo de cadastramento, exclusão de cadastros, substituição de RF e transferência de famílias, formulários e o Sistema do Cadastro Único, entre outros.

Segundo o secretário Adjunto de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, o programa do Cadastro Único e do Bolsa Família, é a única possibilidade de trazer a proteção social garantido na Lei Orgânica da Assistência Social.

“É de grande importância esses encontros que ampliam a capacidade de conhecimento dos nossos gestores que atuam diretamente com as famílias em estado de vulnerabilidade. A porta de entrada é o cadastro único e a inserção dos cidadãos nesses programas”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres e Região

PDT oficializa chapa para disputa das eleições 2022 em Diamantino

Publicados

em

O PDT realizou na última semana, o lançamento oficial da Campanha 2022, na cidade de Diamantino. Na ocasião esteve presente o presidente do partido e vereador por Cuiabá, Lilo Pinheiro, Secretário Geral do Partido, Diogo Botelho entre outras lideranças partidárias.

 

Não poderia ser em outro local para darmos a largada, frisou o presidente, referindo-se ao jovem militante que faleceu em um trágico acidente automobilístico, ex-prefeito de diamantino Eduardo Capitrano de Oliveira e de sua esposa, a servidora pública Suzana Dalmolin ocorrido em 30 de setembro 2021, num acidente de moto no interior de Mato Grosso do Sul.

 

Na ocasião foram citados vários nomes que estarão na disputa, dentre eles a jovem Barrabugrese, Wellen Cistina Costa Noberto, filha do atual vereador, Laércio Noberto Júnior “Júnior Chaveiro” e da comerciante Benedita Costa.

 

Wellen tem 21 anos, é natural de Barra do Bugres, hoje é universitária no curso de enfermagem no campus da Unemat em Tangará da Serra e participante ativa da vida religiosa de uma conceituada igreja de nossa cidade.

Veja Também:  Motocicleta tomada em assalto é recuperada pela Polícia Civil de Nova Olímpia

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Prefeitura promoverá “Mutirão Limpa Rio” em Barra do Bugres

Publicados

em

A Prefeitura de Barra do Bugres estará realizando no próximo dia 19 de setembro, o “Mutirão Limpa Rio”. A ação tem como objetivo de conscientizar a população do município sobre a necessidade de manter a limpeza e a preservação dos rios que cortam o município.

De acordo com o secretário de governo Antônio Toscano, todos os moradores estão convidados a fazer sua parte no mutirão de limpeza. “Estivemos na Marinha do Brasil, na cidade de Cáceres, visitando a instituição e, ao mesmo tempo, convidando os militares naval para vir a Barra do Bugres para regularizar as documentações dos pilotos e embarcações que há anos estão pendentes, bem como; participar do evento “Mutirão Limpa Rio”, disse Toscano agradecendo a Marinha e todos os envolvidos no evento de conscientização.

O trecho margeado pela coordenação, foram escolhidos pela alta incidência de pontos de descarte indevido do lixo. Além de ser levado pelas correntezas, contribui para assoreamento dos rios, o lixo também pode atrair animais e insetos transmissores de doenças.

Veja Também:  Focos de calor crescem 87%; veja ranking das queimadas em MT

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, João Sérgio Oenning disse que a limpeza dos rios são atividades organizada pelo Poder Público e com a participação de diversas pessoas que de forma voluntária e contribuem com o intuito maior de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Estas ações contribuem para que os moradores reflitam sobre o maior motivo da catástrofe, que é a quantidade de lixo jogada nos rios que a cada dia está secando mais”, observou.

A seca que atinge o Centro-Oeste do Brasil tem preocupado os habitantes da Região. O rio Paraguai registrou a maior seca dos últimos anos.

O “Mutirão Limpa Rio” sempre foi realizado pela Prefeitura de Barra do Bugres em conjunto com iniciativa privada, instituição de educação, Polícia Militar Ambiental e sociedade civil organizada.

Fonte: ASSECOM

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana