conecte-se conosco


Mato Grosso

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

Publicados

em

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Veja Também:  Membros do GMF de MT participam do Seminário Internacional de Saúde Mental no Paraná

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Veja Também:  Mato Grosso inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27)

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Feriado municipal: Fórum de Ribeirão Cascalheira não terá expediente no dia 3 de maio

Publicados

em

O expediente forense da Comarca de Ribeirão Cascalheira (745 km de Cuiabá) estará suspenso nesta sexta-feira (03 de maio), por conta do feriado municipal de aniversário da cidade.
 
Ficam suspensos os prazos processuais que se iniciam ou se findam no dia 03 de maio, de modo que os prazos ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente segunda-feira (6 de maio).
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Membros do GMF de MT participam do Seminário Internacional de Saúde Mental no Paraná
Continue lendo

Mato Grosso

Rondonópolis inicia formação de facilitadores de Círculos de Paz na rede municipal de educação

Publicados

em

Construir relacionamentos saudáveis, compartilhar experiências, disseminar valores e aprimorar as trocas na vida em sociedade. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios trazidos pela prática da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz, quando aplicados no ambiente escolar.
 
 
Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o município de Rondonópolis lançaram o primeiro curso de formação de facilitadores de Círculos de Construção de Paz voltado exclusivamente para profissionais da área municipal de educação.
 
 
O lançamento foi realizado nesta segunda-feira (29 de abril), no auditório da Prefeitura de Rondonópolis com a presença do juiz coordenador do Cejusc, Wanderlei José dos Reis, do gestor geral do NugJur, Rauny Viana, de diretores, coordenadores e profissionais da área da educação, entre outros convidados.
 
 
Para o juiz Wanderlei José dos Reis, responsável pelas iniciativas da Justiça Restaurativa na área da educação, a expansão do projeto demonstra a repercussão benéfica que os círculos de paz têm alcançado perante a sociedade.
 
 
“Hoje nos reunimos para dar início à política pública que cresce cada dia mais em Rondonópolis e em todo Estado de Mato Grosso. A partir de agora, nossos esforços estarão concentrados em estruturar e aplicar a Justiça Restaurativa nas escolas municipais, incentivando a construção da paz e do diálogo entre os nossos alunos. Como costumo dizer, os círculos de construção de paz contribuem significativamente com o processo de ensino e aprendizagem. E a construção de todo esse processo, assim como fizemos para a formação de quase 100 facilitadores que atuam na rede estadual, é uma tarefa que nos enche de orgulho. A partir de agora, teremos nossos olhos focados nas nossas 46 escolas da rede municipal e no benefício de mais de 41 mil alunos da rede pública de Rondonópolis”, comemorou o juiz Wanderlei.
 
 
A secretária municipal de Educação, Tatiane Vieira Matos, destacou a importância social do trabalho realizado pelo Poder Judiciário juntos aos municípios. “Nessa primeira aula, tivemos a oportunidade de conhecer e entrar em contato com essa ferramenta tão incrível que são os círculos de paz, e que certamente se tornarão uma das ferramentas essenciais na construção de ambientes mais harmônicos e acolhedores. Saímos todos muito animados e preparados, crendo que essa ação formará pessoas preparadas para auxiliar na resolução de conflitos e no diálogo dentro do ambiente interno escolar”, assinalou Tatiane.
 
 
A abertura do novo curso teve início com a ‘Palestra de Sensibilização aos Profissionais da Educação’, também chamada de aula magna, ministrada pela assessora de Relações Institucionais do NugJur, Katiane Boschetti da Silveira. Na oportunidade foram apresentados os princípios e conceitos que envolvem as práticas da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz no ambiente escolar.
 
 
“A aula magna com a rede municipal de educação reforça o desejo e a articulação entre os poderes na busca pela pacificação social, principalmente essa que pode e deve ser construída no espaço escolar, sendo o espaço escolar um potente espaço de mudança cultural e de toda uma comunidade. Foi um evento marcado pela presença dos diretores, dos professores, da secretária de educação e de outros membros da educação municipal que reforçam o compromisso da pasta em instituir a Justiça Restaurativa como política pública do município”, frisou Katiane.
 
 
Por meio da Lei n.º 12.975/2023, o Programa Municipal de Justiça Restaurativa foi instituído para a construção da paz e do diálogo em toda a rede municipal de ensino, fortalecido com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica n.º 010/2023, que firmou entre o NugJur, o Cejusc e o município de Rondonópolis as diretrizes necessárias para a implantação da política de paz nas 46 unidades de ensino, com a meta de beneficiar os mais de 21 mil alunos.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto colorida na horizontal do auditório da Prefeitura de Rondonópolis. No auditório lotado de servidores da rede municipal de ensino, a assessora de Relações Institucionais do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, Katiane Boschetti da Silveira ministra palestra aos servidores. Segunda imagem: Aapartir da esquerda, a gerente da Divisão de Formação de Docente da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Werle, a secretária municipal de Educação, Tatiane Vieira Matos, o gestor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, João Batista Barbosa, assessora de Relações Institucionais do NugJur, Katiane Boschetti da Silveira, o juiz coordenador do Cejusc, Wanderlei José dos Reis e o gestor geral do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, Rauny Viana.
 
 
Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Veja Também:  CNJ apresenta Central de Regulação de Vagas do sistema prisional para magistrados de Mato Grosso

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana