Plano de ferrovia liga 2 oceanos e cruza o Brasil –

Um novo projeto de ferrovia está sendo desenvolvido para conectar Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, a Mara Rosa, em Goiás, através da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). A proposta é que essa linha se una à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), formando um importante eixo logístico que estreita a ligação entre o Centro-Oeste do Brasil e o litoral atlântico, especificamente por Ilhéus, na Bahia. Esse eixo poderá facilitar o transporte de cargas até o Peru, ampliando as opções comerciais do Brasil em direção ao mercado asiático.
A partir de Lucas do Rio Verde, a ferrovia seguirá em direção ao oeste, atravessando os estados de Rondônia e o sul do Acre, até alcançar a fronteira com o Peru. Uma vez no Peru, a ferrovia precisará atravessar a Cordilheira dos Andes, com destino ao porto de Chancay, situado a cerca de 70 quilômetros de Lima. Os detalhes específicos do trajeto, incluindo as cidades que a ferrovia irá atravessar e os pontos de integração logística, ainda serão definidos por meio de estudos técnicos que estão em andamento.
Atualmente, um memorando foi assinado permitindo apenas a realização desses estudos técnicos, econômicos e ambientais. Ainda não existem definições sobre o orçamento ou o cronograma de execução do projeto. Futuras decisões sobre a implementação da ferrovia dependerão dos resultados desses estudos.
A Ferrovia Bioceânica é parte de um corredor logístico que vem sendo planejado há mais de dez anos, visando conectar o Brasil ao mercado asiático de forma mais eficiente. Os trechos da Fiol e Fico estão em diferentes fases de construção e são considerados essenciais para reduzir custos logísticos, especialmente para os setores de agronegócio e mineração do Brasil. A extensão bioceânica promete criar uma alternativa terrestre que elimina a necessidade de rotas marítimas tradicionais, como a passagem pelo Canal do Panamá ou o contorno pelo Cabo Horn.