CPTM vai ter 20 estações e 44 trens na linha 24 –

Um novo estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério das Cidades apresenta detalhes sobre o futuro sistema de trens e metrô na Região Metropolitana de São Paulo. Esse estudo é parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) e destaca, entre outras expansões, a proposta da Linha 24-Quartzo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Atualmente, a Linha 24-Quartzo está na fase de projeto conceitual. O estudo revela que a previsão é de que a linha conte com uma frota de 44 trens, com intervalos médios de 2,16 minutos entre os trens. O custo total estimado para sua construção é de R$ 23,859 bilhões.
A Linha 24 ligará as estações Rio Negro, em Barueri, e Campo Limpo, que integra a Linha 5-Lilás, na zona sul da cidade de São Paulo. O percurso passará por municípios como Taboão da Serra, Osasco, Carapicuíba e Barueri, abrangendo também partes das zonas sul e oeste da capital. No total, a linha terá 20 estações ao longo de aproximadamente 23,8 quilômetros e irá oferecer integrações com outras linhas, como a 4-Amarela, 8-Diamante, 22-Marrom e 25-Topázio.
Essa nova linha visa melhorar o sistema ferroviário na Grande São Paulo, principalmente em áreas que atualmente carecem de transporte sobre trilhos, como Barueri, Carapicuíba, Osasco e Taboão da Serra. Com um trajeto que evita o centro expandido da cidade, a Linha 24-Quartzo pretende aliviar a superlotação das estações centrais e proporcionar itinerários mais rápidos e diretos para os usuários.
A conexão com a Linha 4-Amarela na futura estação Taboão da Serra será fundamental para facilitar o acesso a áreas comerciais importantes, como Faria Lima, Pinheiros e Avenida Paulista. Isso ajudará a descentralizar os deslocamentos e melhorar a qualidade de vida nas regiões atendidas.
Além disso, o projeto planeja outras integrações com a Linha 5-Lilás, e futuras linhas 25-Topázio e 22-Marrom, aumentando ainda mais a conectividade do sistema metropolitano.
Vale ressaltar que o cronograma atual prevê que a Linha 24-Quartzo comece a ser implantada somente após 2040, sendo classificada como uma intervenção de longo prazo no Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU) 2040.
A designação oficial “Linha 24” foi adotada recentemente, em dezembro de 2023. Antes, ela era conhecida como “Arco Oeste”, uma proposta que ligava Alphaville, em Santana de Parnaíba, a Campo Limpo na zona sul de São Paulo.