Frente fria causa chuvas intensas e ventos de até 70 km/h –

Na sexta-feira, 25 de agosto, o clima será instável no norte do Rio Grande do Sul e no leste do Paraná. Estão previstas pancadas de chuva, variando de moderadas a fortes. Essa instabilidade é causada por um sistema de baixa pressão que atua sobre o Paraguai. O norte do Paraná será um local de sol predominante, com uma umidade relativa do ar que pode ficar abaixo de 30%. No litoral do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h, com picos de até 70 km/h especialmente no litoral norte gaúcho.
No Sudeste, os ventos úmidos que vêm do mar favorecerão pancadas de chuva isoladas entre o centro e o litoral de São Paulo. À medida que uma frente fria avança, o tempo ficará mais instável, especialmente no sudeste de Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e no extremo sul do Espírito Santo, onde poderão ocorrer chuvas irregulares e, em alguns locais, fortes. Entre o oeste de São Paulo e o centro-oeste de Minas, o tempo se manterá seco, com umidade relativa do ar também abaixo de 30%.
O Centro-Oeste do Brasil terá um clima firme e muito seco, especialmente em Goiás e no norte e interior de Mato Grosso. No extremo sul de Mato Grosso do Sul, há possibilidade de chuvas isoladas, mas sem risco de temporais. As demais áreas do estado continuarão com tempo seco e umidade também abaixo de 30%. Um alerta especial é direcionado à região que abrange o norte de Mato Grosso do Sul, o norte de Goiás e o leste de Mato Grosso, onde a umidade do ar está caindo para níveis abaixo de 20%.
No Nordeste, as chuvas se concentram no litoral, especialmente no sul e leste da Bahia, além das regiões costeiras de Alagoas e do Rio Grande do Norte. Essas chuvas podem ser de intensidade moderada a forte devido ao calor elevado e aos ventos úmidos que vêm do oceano. O interior da região, por sua vez, deve permanecer seco, com a umidade do ar em níveis baixos. O oeste da Bahia, o sul do Piauí e o sul do Maranhão estão com umidade abaixo de 20%.
Na Região Norte, a previsão é de chuvas fortes nos estados do Amazonas, Roraima e Amapá, com possibilidade de temporais no norte de Roraima. Em cidades como Manaus e Belém, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e irregular. Enquanto isso, o sul de Rondônia e Tocantins enfrentarão um clima seco, com alerta para a umidade muito baixa, especialmente em Palmas.