Notícias Agora

SpaceX realiza 11ª tentativa de teste do Starship: atualizações ao vivo

A SpaceX impressionou o público em testes anteriores com seu foguete Super Heavy. Esse foguete, que tem 71 metros de altura e é equipado com potentes motores, consegue retornar à plataforma de lançamento após as missões. Essa técnica de recuperação foi realizada pela primeira vez há um ano e envolve o Super Heavy se desprendendo da espaçonave Starship, após o uso da maior parte de seu combustível, e dirigindo-se de volta à torre de lançamento.

Em três voos de teste anteriores, a manobra foi um sucesso. O foguete foi recuperado pelo sistema conhecido como “Mechazilla”, que usa braços metálicos semelhantes a “hashis” gigantes para capturá-lo no ar enquanto os motores desaceleram sua descida.

Atualmente, a SpaceX está reutilizando um dos foguetes que havia recuperado anteriormente, mas não tentará recuperar esse novamente. A empresa não realiza uma tentativa de pouso com o “Mechazilla” desde março. Nas últimas duas missões, o Super Heavy explodiu ou fez um pouso controlado no Golfo do México. Essas falhas são parte da estratégia da SpaceX de testar os limites do foguete e experimentar novas e talvez mais eficientes formas de guiá-lo de volta.

O objetivo do teste atual é coletar dados importantes sobre como a SpaceX pretende pousar o foguete em uma versão aprimorada do sistema de lançamento Starship, chamada de Versão 3, que será lançada no próximo ano. Por exemplo, no teste de hoje, o Super Heavy usará cinco motores em vez de três durante uma parte da descida.

Esse teste é importante, pois pode ajudar a garantir maior segurança em caso de falhas, como o desligamento inesperado de motores. O foguete tentará então flutuar acima da água usando três motores antes de fazer a descida final.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo