Notícias Agora

Aumento de golpes em empregos: dicas para se proteger. –

Nos últimos anos, um número crescente de pessoas em busca de emprego tem caído em golpes relacionados a trabalho que prometem altos salários por tarefas fáceis na internet, segundo dados de uma entidade de proteção ao consumidor. Esses golpes têm se intensificado, especialmente entre aqueles que enfrentam um mercado de trabalho desafiador.

Os criminosos costumam iniciar o contato de maneira discreta, utilizando mensagens de texto ou WhatsApp personalizadas. Eles se dedicam a construir uma relação de confiança com a vítima antes de aplicar o golpe. Segundo especialistas, muitas pessoas que acabam perdendo dinheiro em fraudes financeiras estão agindo de forma racional, pois os golpistas são sofisticados e mudam constantemente suas táticas.

As perdas reportadas em golpes relacionados a empregos aumentaram mais de três vezes entre 2020 e 2023. Apenas na primeira metade de 2024, os valores ultrapassaram 220 milhões de reais. Fraudes que usam jogos, frequentemente chamadas de “gamified scams”, foram uma parte significativa desse aumento, com cerca de 20 mil pessoas relatando experiências com esses golpes no início de 2024, um número muito maior em comparação com os 5 mil casos registrados em todo o ano de 2023.

É importante observar que esses dados provavelmente não refletem a totalidade do problema. Muitas vítimas não denunciam esses golpes às autoridades responsáveis. De acordo com as estimativas, apenas 4,8% das pessoas que sofrem com esses golpes chegam a apresentar queixa.

Como os golpes funcionam

Geralmente, a abordagem se dá através de mensagens inesperadas de um “recrutador”, que oferece trabalho online. A mensagem pode prometer uma boa remuneração por meio de atividades como “product boosting” ou “otimização de tarefas”, que envolvem ações simples, como curtir vídeos ou avaliar imagens de produtos.

Inicialmente, as vítimas veem um aumento ilusório em seus ganhos à medida que completam as tarefas. Contudo, logo o sistema pede que a pessoa faça um depósito com seu próprio dinheiro, geralmente em criptomoedas, para poder continuar realizando tarefas e retirar os ganhos, que na verdade não existem. Assim, ao completar esse passo, a pessoa acaba perdendo seu dinheiro real.

Quem é o alvo

Os golpistas costumam focar em pessoas que estão entrando no mercado de trabalho, em indivíduos que estiveram afastados por um tempo, como donas de casa que retornam ao mercado após criar os filhos, e em imigrantes que enfrentam barreiras linguísticas e podem não estar familiarizados com o panorama de emprego local.

Os golpes costumam apresentar entrevistas fáceis ou nenhuma entrevista, prometendo trabalho remoto e uma rápida integração na equipe. Muitas vezes, os criminosos usam elogios como uma estratégia de atração, levando a vítima a acreditar que suas habilidades e experiências são valorizadas.

Dicas para identificar um golpe

Para evitar cair em fraudes, alguns cuidados são essenciais:

1. Ignore mensagens gerais e inesperadas sobre oportunidades de trabalho, independentemente de quão específicas ou elogiosas elas pareçam.
2. Não pague para conseguir um emprego ou para receber por um trabalho. Essa exigência é um sinal claro de que se trata de uma fraude.
3. Desconfie de ofertas que prometem pagamento por ações como avaliar ou curtir conteúdos online, especialmente se não houver um processo claro para utilizar os produtos ou serviços que estão sendo avaliados.

Botão Voltar ao topo