Notícias Agora

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações canadenses –

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira que o país aplicará uma tarifa de 35% sobre todas as importações provenientes do Canadá a partir do próximo mês. Essa decisão recria tensões entre os dois países, que estavam mais tranquilas nas últimas semanas.

Trump afirmou em uma correspondência publicada nas redes sociais que, em vez de colaborar com os Estados Unidos, o Canadá havia retaliado com suas próprias tarifas. Ele destacou que, a partir de 1º de agosto de 2025, a tarifa de 35% será aplicada em produtos canadenses que entram nos EUA, além das tarifas setoriais já existentes.

Antes dessa nova medida, os produtos canadenses que não estavam incluídos no acordo comercial entre EUA, México e Canadá enfrentavam uma tarifa de 25%. Os produtos energéticos tinham uma tarifa de 10%. Trump também mencionou em uma entrevista que anunciaria uma nova taxa de tarifa para o Canadá antes do final da semana.

O comércio entre os Estados Unidos e o Canadá é significativo, com mais de 410 bilhões de dólares em bens trocados no último ano. O relacionamento comercial dos dois países se tornou mais complicado desde que o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, assumiu o cargo em março.

No final de junho, Trump havia encerrado todas as conversas sobre comércio com o Canadá, citando uma nova taxa sobre serviços digitais planejada para ser implementada até 30 de junho. O Canadá respondeu a essa medida impondo cotas sobre algumas importações de aço e uma sobretaxa de 50% para as importações que excedessem essas cotas. O ministro das Finanças do Canadá afirmou que a ação visava proteger a indústria local de tarifas “injustas” dos EUA.

A carta de Trump pode surpreender Carney, visto que, após o primeiro-ministro suspender a taxa sobre serviços digitais em 29 de junho, os líderes concordaram em buscar um acordo comercial até 21 de julho.

Trump criticou a taxa sobre serviços digitais, considerando-a uma “agressão” contra os EUA e suas grandes empresas de tecnologia. Essa taxa teria afetado empresas que ganham mais de 15 milhões de dólares de usuários canadenses, podendo resultar em um custo de até 3 bilhões de dólares às empresas americanas.

Na mensagem divulgada, Trump alertou que, se o Canadá retaliar novamente, os Estados Unidos aumentarão a tarifa de 35%. Negociadores de comércio do Canadá e o embaixador americano afirmaram que as equipes de ambos os países estavam em contato quase diário e trabalhando para um acordo.

No final de sua correspondência, Trump disse que, caso o Canadá colabore para interromper o fluxo de fentanil, o país poderia considerar uma alteração na tarifa. Entretanto, o Canadá já afirmou que as alegações de Trump sobre a entrada desse narcótico pela fronteira norte são “injustificadas”.

Após a postagem de Trump, os futuros da bolsa americana caíram instantaneamente, com o índice S&P 500 projetado para uma queda de aproximadamente meio ponto percentual na abertura de sexta-feira, enquanto os futuros do Dow Jones Industrial Average indicavam uma redução de mais de 200 pontos.

Botão Voltar ao topo