Palmeiras retorna ao Brasileiro com incertezas e possíveis saídas –

O Palmeiras está passando por uma fase de adaptação com relação ao seu sistema defensivo. No primeiro semestre, a equipe teve um bom desempenho utilizando uma linha de três zagueiros composta por Giay, Gómez e Murilo. No entanto, as lesões de Giay, que sofreu um entorse no joelho direito, e Murilo, que se machucou na coxa esquerda durante o Mundial, geraram a necessidade de mudanças significativas no setor. Piquerez, que passou por uma cirurgia dentária, já treinou normalmente no último domingo e pode ser uma opção para ajudar na defesa.
A situação no lado direito da defesa é incerta. Marcos Rocha e Mayke são as alternativas para substituir Giay. Contudo, ambos têm contrato que se encerra no final deste ano, e Mayke está sendo cobiçado pelo Santos, que deseja contar com ele imediatamente. Gilberto, que é da equipe sub-20, foi promovido aos treinos com os profissionais e pode ser uma novidade na próxima convocação.
No meio-campo, Aníbal Moreno e Richard Ríos se destacaram no Mundial de Clubes. Ríos tem atraído o interesse de clubes europeus desde a disputa da Copa América do ano passado. O Palmeiras indicou que não facilitará a saída do jogador, mas o atleta demonstra desejo de se transferir. Emiliano Martínez e Lucas Evangelista são considerados boas opções como reservas.
Raphael Veiga, que enfrentou dificuldades para se adaptar ao novo esquema do time, continua a receber apoio da diretoria. Maurício, por sua vez, ainda está se recuperando de uma cirurgia no ombro direito e treinou separado do restante do grupo no fim de semana.
No ataque, a situação é complexa. O paraguaio Sosa, que se destaca mais na esquerda do ataque, pode ser convocado já que o Palmeiras enfrenta dificuldades nessa posição após a saída de Estêvão, e o clube também perdeu Paulinho, que não jogará mais nesta temporada. Na direita, Allan teve um desempenho excelente no Mundial, porém Felipe Anderson foi deixado de lado. Facundo Torres também foi testado em ambas as laterais do ataque, mas não se destacou.
Por fim, a situação do camisas 9 ainda não está definida. Vitor Roque, que foi adquirido como o reforço mais caro da história do clube, não marcou nenhum gol no Mundial e não balança as redes há quase dois meses, com seu último gol tendo sido em 11 de maio, contra o São Paulo. Em contrapartida, Flaco López se destaca como o vice-artilheiro do time neste ano, com 11 gols marcados.