Bradley Beal fecha acordo com os Suns e se junta aos Clippers –

Shams Charania joins “The Pat McAfee Show” to report on Bradley Beal agreeing to a contract buyout with the Phoenix Suns to join the Los Angeles Clippers. (1:02)
Bradley Beal, jogador de basquete três vezes escolhido para o All-Star da NBA, anunciou nesta quarta-feira que fez um acordo para a rescisão do seu contrato com o Phoenix Suns. Após a liberação, o atleta de 32 anos deve se juntar ao Los Angeles Clippers em um novo contrato de dois anos, avaliados em 11 milhões de dólares, com a possibilidade de renovar para a temporada 2026-27. Esta decisão abre espaço para que Beal se torne um dos principais nomes na próxima janela de transferências.
Para os Clippers, Beal é um complemento ideal às estrelas Kawhi Leonard e James Harden, trazendo habilidades como pontuação e criação de jogadas. Esta movimentação acontece após os Clippers terem contratado Brook Lopez e feito uma troca que levou o jogador John Collins ao time, em um negócio envolvendo Norman Powell e o Miami Heat.
A mudança de Beal ocorre após uma passagem de dois anos com os Suns, que não trouxe os resultados esperados. A ex-equipe de Beal autorizou o jogador a conversar com outras franquias da liga, e seu agente, Mark Bartelstein, conduziu um processo de negociação detalhado, que permitiu ao jogador decidir seu futuro. Harden teve um papel fundamental nesse processo, ajudando a recrutar Beal para os Clippers.
Diversas outras equipes, como Miami Heat, Milwaukee Bucks, Minnesota Timberwolves, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers, também demonstraram interesse em Beal, mantendo conversas com ele e seu agente nas últimas semanas. Para concretizar a rescisão com os Suns, Beal concordou em abrir mão de 13,9 milhões de dólares dos 110 milhões que ainda restavam em seu contrato. O Phoenix Suns, por sua vez, planeja “espalhar” esse valor ao longo de cinco anos, possibilitando maior flexibilidade financeira para futuras contratações.
Com a saída de Powell, Beal assumirá a posição de armador titular nos Clippers. Essa movimentação faz parte da estratégia da franquia para criar espaço no orçamento e buscar estrelas nas próximas temporadas, já que atualmente possui 96 milhões de dólares em contratos garantidos.
A transferência de Beal para os Clippers também traz benefícios para os Suns. A equipe agora pode considerar novas opções para montar seu elenco, ao abrir mão de limitações financeiras e acessar mais escolhas no Draft. Recentemente, o proprietário dos Suns, Mat Ishbia, prometeu mudanças na cultura do time, resultando em uma reformulação total do elenco com novas lideranças, incluindo o treinador Jordan Ott e o gerente geral Brian Gregory. Entre as mudanças, a troca de Kevin Durant para o Houston Rockets se destacou, trazendo novos jogadores e escolhas de Draft para a equipe.
Beal foi negociado para o Suns no verão de 2023, utilizando sua cláusula de não troca para escolher seu destino, em uma troca que envolveu o jogador Chris Paul, Landry Shamet e escolhas de segunda rodada. Durante sua passagem pelos Suns, Beal obteve médias de 17,6 pontos, 4,3 assistências e 3,8 rebounds, destacando-se com um percentual de acertos de 50,5% nos arremessos e 40,7% nas bolas de três pontos. No entanto, sua trajetória foi marcada por lesões, limitando sua participação a 106 jogos de um total de 164 possíveis.
Beal teve uma carreira longa e destacada nos Washington Wizards, onde passou 11 temporadas e foi eleito para as equipes All-Star em três ocasiões, entre 2017 e 2021.