Notícias Agora

Trump anulou vistos de estudantes e artistas antes de Moraes –

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), teve seu visto americano revogado pelo governo dos Estados Unidos, uma ação que se tornou comum durante a administração de Donald Trump. Essa lista de pessoas que perderam o visto inclui não apenas políticos, mas também estudantes e artistas.

Desde que Trump assumiu a presidência, muitos estudantes brasileiros e de outras nacionalidades enfrentaram a revogação de seus vistos. As causas mais frequentemente apontadas pelas autoridades americanas incluem históricos criminais e a participação em protestos ou manifestações, especialmente aquelas relacionadas à causa palestina.

Um exemplo notável é o caso de Ranjani Srinivasan, uma ex-aluna de mestrado em sociologia na Universidade Columbia. Ela usou suas redes sociais para criticar alegações de violações de direitos humanos na guerra em Gaza e participou de uma carta aberta de apoio à libertação palestina. O Departamento de Segurança Interna dos EUA confirmou que seu visto foi cancelado com base em uma legislação que permite essa ação quando as atividades de um estrangeiro podem ter um impacto negativo na política externa dos Estados Unidos.

Na área da música, um caso que ganhou atenção foi o de Julión Álvarez, um famoso cantor mexicano. Em maio, ele e sua banda tiveram que cancelar um show no Texas após a revogação de seus vistos. O Departamento de Estado se absteve de comentar especificamente o assunto, citando a confidencialidade dos registros de vistos.

Outro incidente que chamou a atenção foi a revogação dos vistos de integrantes do Bob Vylan, um grupo de rap punk britânico. Essa ação foi atribuída ao comportamento da banda em um festival de música no Reino Unido, onde houve gritos de “morte” direcionados aos militares de Israel.

Além disso, a banda mexicana Los Alegres del Barranco teve seus vistos de turismo revogados depois que durante uma apresentação em Jalisco, projetaram a imagem de um chefe de cartel de drogas em uma tela.

Na sexta-feira, 18 de agosto, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou em sua conta no X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, que os vistos de Alexandre de Moraes e de seus aliados seriam revogados. Esta declaração ocorreu após uma operação da Polícia Federal do Brasil que envolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Botão Voltar ao topo