Notícias Agora

FIA impede Alonso de largar da pole em Spa –

A FIA anunciou que os pilotos Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Kimi Antonelli não poderão iniciar a corrida do Grande Prêmio da Bélgica que acontece hoje às 15h. A razão é que esses pilotos trocaram componentes dos motores de seus carros na noite anterior, o que viola as regras de parque fechado, que exigem que os veículos permaneçam inalterados antes da competição.

Em um comunicado, a FIA destacou que todos os elementos da unidade de potência dos carros foram substituídos sem a autorização do delegado técnico. Também houve alterações na configuração da suspensão do carro de Hamilton. Por conta disso, Alonso, Hamilton e Antonelli terão que começar a corrida do pit lane, de acordo com o regulamento esportivo da Fórmula 1.

No caso de Fernando Alonso, ele decidiu trocar quatro componentes principais do motor visando um desempenho melhor. Foram substituídos a unidade interna de combustão, o tubo de escape e dois geradores elétricos. Esta é a quarta vez na temporada que ele faz esse tipo de troca, que é a última permitida antes de sofrer penalizações. Estando na 19ª posição no grid, a equipe de Alonso acredita que a nova unidade pode oferecer uma vantagem, já que geralmente proporciona cerca de 10% mais potência.

Por outro lado, Lewis Hamilton fez trocas adicionais nos componentes de seu carro, incluindo baterias, central de controle eletrônico e escapes. Ele que iria largar da 16ª posição, também começará a corrida do pit lane ao lado de Alonso e Antonelli. Essa mudança deve impactar a estratégia e o desempenho dos pilotos na corrida em condições climáticas que podem variar.

Botão Voltar ao topo