PM do Rio detém mais de 170 pessoas em sábado de calor

A Polícia Militar do Rio de Janeiro organizou um esquema especial de segurança no último sábado para garantir que cariocas e turistas pudessem acessar as praias da Zona Norte. Essa ação faz parte da Operação Verão, que foi implementada devido ao aumento nas temperaturas, levando mais pessoas a frequentar as praias da cidade.
Na operação, mais de 170 pessoas foram detidas, em sua maioria menores de idade, sob suspeita de furto e depredação de patrimônio. Em uma das ações realizadas no Centro do Rio, 150 menores de idade foram apreendidos. Eles foram abordados por policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) enquanto estavam em um ônibus que voltava da Praia de Copacabana.
Durante a abordagem, os menores foram denunciados por outros passageiros, que os identificaram como os responsáveis por atos infracionais. O esquema de segurança teve o apoio de diversas unidades policiais, incluindo o 1º Comando de Policiamento de Área e batalhões especializados.
Além disso, a região Centro-Sul do Brasil tem enfrentado um veranico, um fenômeno caracterizado por dias quentes e secos, mesmo sendo inverno. Esse clima tem reduzido a qualidade do ar para níveis abaixo de 30% em várias áreas, aumentando o risco de queimadas e incêndios. Especialistas da Climatempo alertam que esse cenário de calor fora de época pode persistir nos próximos dias.