Skateboard de Tony Hawk do primeiro 900 é vendido por $1,15M

No dia 25 de setembro de 2025, um famoso skate utilizado por Tony Hawk para realizar a manobra chamada “900” em uma competição foi vendido por 1,152 milhão de dólares em um leilão realizado em Los Angeles. Essa venda, organizada pela Julien’s Auctions, superou em quase o dobro a estimativa inicial do valor. Tony Hawk, que tem 57 anos, esteve presente no evento, que também aceitou lances online. O nome do comprador não foi revelado.
Antes do leilão, Hawk expressou seus desejos sobre quem poderia adquirir o skate. Ele informou que gostaria que o comprador tivesse uma verdadeira apreciação pela peça, destacando que não queria que alguém comprasse apenas para exibir sua riqueza. Hawk considerou que seria gratificante se o novo proprietário tivesse um laço com o mundo do skate ou se o objeto fosse exibido publicamente para que outros pudessem ver.
Além do skate, o leilão incluiu outros itens relacionados ao evento em que Hawk fez a manobra. O capacete dele foi vendido por 115.200 dólares, os tênis alcançaram 64.000 dólares e as joelheiras foram arrematadas por 57.600 dólares. Outros artigos representando a carreira de Hawk também estavam à venda.
Os lucros obtidos com o leilão serão destinados à organização sem fins lucrativos de Hawk, chamada The Skatepark Project, que tem como objetivo construir praças de skate em áreas carentes. Tony Hawk é considerado um pioneiro no esporte, tendo se destacado ao realizar a manobra inédita “900” durante os X Games em San Francisco em junho de 1999. Ele é detentor de dez medalhas de ouro nos X Games.