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Airbus realiza recall importante do A320 após incidente de controle

Airbus, uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo, anunciou uma mudança de software urgente em uma grande quantidade de seus aviões da famosa família A320. Essa alteração foi determinada após um incidente envolvendo um voo da JetBlue, que, em 30 de outubro, sofreu uma queda abrupta de altitude, resultando em ferimentos em alguns passageiros. O avião fez um pouso de emergência em Tampa, na Flórida, o que levou a uma investigação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

Airbus informou que a mudança de software precisa ser realizada antes do próximo voo de cada aeronave afetada. Quando a atualização for implementada, pode haver cancelamentos ou atrasos, especialmente durante os feriados, que são um dos períodos mais movimentados para viagens aéreas.

A empresa esclareceu que o problema foi detectado em sistemas de controle de voo, que podem ser afetados pela intensa radiação solar, comprometendo dados essenciais. Por essa razão, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) deverá emitir uma diretiva de emergência para a correção.

Do total de aeronaves afetadas, cerca de dois terços passarão por um processo de correção que envolve uma breve paralisação, enquanto as companhias aéreas reverterão para versões anteriores do software. No entanto, a situação é complicada devido à alta demanda nas oficinas de manutenção, o que já estava dificultando a realização de reparos em outros aviões.

As companhias aéreas, como American Airlines e Wizz Air, já começaram a identificar quais de seus aviões precisarão dessa atualização de software. A American Airlines, por exemplo, possui cerca de 340 dos seus 480 aviões A320 que precisarão passar pela atualização, e a expectativa é de que a maioria dos reparos seja concluída rapidamente, em torno de duas horas por avião.

Globalmente, existem aproximadamente 11.300 aeronaves da família A320 em operação. Essa situação representa um dos maiores recalls da história da Airbus e ocorre pouco tempo após a família A320 se tornar o modelo mais entregue no mercado, superando seu concorrente Boeing 737. O modelo A320 foi pioneiro ao apresentar controles de voo eletrônicos, conhecidos como sistemas fly-by-wire.

O problema específico está ligado a um sistema de controle chamado ELAC, responsável por transmitir comandos do piloto para as superfícies de controle da aeronave. O fabricante do computador envolvido, a Thales, declarou que o equipamento atende aos padrões da Airbus e que a questão em discussão é respaldada por software sob responsabilidade de outros.

Com a rápida mobilização das companhias para resolver a situação, espera-se que os impactos na aviação comercial sejam minimizados, mas os desafios são significativos devido à intricada logística de manutenção em um setor já pressionado.

Produção Editorial

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