Notícias Agora

Vacina contra a doença é distribuída pelo SUS para gestantes

O Ministério da Saúde começou a distribuir as primeiras doses da vacina Abrysvo, que protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Esse vírus é a principal causa de bronquiolite em crianças pequenas. Assim que os Estados e municípios receberem as doses, elas estarão disponíveis imediatamente nos postos de saúde.

Desenvolvida pela Pfizer, a vacina foi adicionada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) neste ano, sendo indicada especificamente para gestantes na 28ª semana de gravidez ou mais, em dose única. A meta é que os bebês já nasçam com imunidade contra o VSR.

Os especialistas destacam a importância dessa vacina na proteção da saúde das famílias, já que a vacina pode prevenir cerca de 28 mil internações anualmente, o que representa um alívio significativo para o sistema de saúde.

A introdução do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) é particularmente relevante em um momento em que o Boletim Infogripe da Fiocruz revelou, até 29 de novembro, 43,7 mil casos de síndrome respiratória aguda grave provocados pelo VSR no Brasil. Destes, 82% ocorreram em crianças menores de dois anos.

Dados adicionais mostram que, em 2023, as crianças nessa faixa etária foram as mais afetadas pelo VSR, que causou até 40% dos casos de pneumonia e 75% das bronquiolites. Essas condições podem ser graves e exigir internação.

Segundo o Infogripe, a vacinação contra o VSR pode ser crucial para reduzir o número de internações até 2026. Especialistas reforçam que é fundamental que as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, se vacinem para garantir a proteção de seus filhos, destacando que elas integram o grupo prioritário. A orientação é que a vacinação ocorra em cada gestação.

A chegada da vacina ao SUS é resultado de um acordo entre a Pfizer e o Instituto Butantan, que visa a transferência de tecnologia para a produção nacional do imunizante. Isso reforça o compromisso da Pfizer em aumentar o acesso da população brasileira a inovações que enfrentem os desafios de saúde atuais.

Além disso, a vacina Abrysvo já está disponível na rede privada desde setembro de 2024, tanto para gestantes elegíveis quanto para idosos, que constituem outro grupo vulnerável. Atualmente, essa é a única vacina aprovada no Brasil para vacinar os três grupos mais suscetíveis ao VSR: bebês, idosos e adultos com comorbidades.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo