Notícias Agora

Alerta de chuva e ventos de 45 km/h em BH após calor intenso

Chuvas de até 20 mm, acompanhadas de raios e ventos fortes de aproximadamente 45 km/h, estão previstas para Belo Horizonte até às 8h desta segunda-feira. A informação foi divulgada pela Defesa Civil da cidade, após o registro da maior temperatura do ano, que alcançou 35,5°C em Venda Nova no domingo.

Nos últimos dias, a capital mineira tem enfrentado uma onda de calor intensa. Na sexta-feira, Belo Horizonte registrou o segundo dia mais quente do ano, com a temperatura máxima chegando a 35,2°C, também em Venda Nova. No sábado, a situação se repetiu, e a cidade registrou a terceira maior temperatura do ano, com 35°C na mesma região.

Além de Belo Horizonte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades em 31 cidades de Minas Gerais. O aviso prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, com ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.

Os dias mais quentes deste ano em Belo Horizonte foram:

1. 28/12/2025: 35,5°C (Venda Nova)
2. 26/12/2025: 35,2°C (Venda Nova)
3. 27/12/2025: 35,0°C (Venda Nova)
4. 22/09/2025: 34,9°C (Pampulha)
5. 01/12/2025: 34,7°C (Venda Nova)

A Defesa Civil local ressaltou que Belo Horizonte está sob alerta de onda de calor, conforme normas da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Essa condição ocorre quando as temperaturas máximas diárias superam em mais de 5°C a média mensal durante, no mínimo, cinco dias seguidos. Para caracterizar uma onda de calor, é necessário que essa situação afete uma área extensa e não apenas um único ponto.

Para cuidar da saúde durante esse período, a Defesa Civil recomenda que a população siga algumas orientações, como se hidratar frequentemente, evitar exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h, usar chapéus, óculos escuros e protetor solar, reduzir a atividade física intensa e garantir a ventilação adequada nos ambientes. A sugestão é também fazer refeições leves e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Especial atenção deve ser dada a crianças, idosos e pessoas com doenças, que devem evitar a exposição ao sol.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo