Notícias Agora

Acompanhe a Bolsa de Valores em tempo real

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, apresentou alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (8), alcançando 158,7 mil pontos. A recuperação vem após uma queda acentuada registrada na sexta-feira, onde o índice sofreu uma desvalorização de mais de 4%. Este movimento foi influenciado por notícias sobre a candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência, que pode estar sob revisão. Ele mencionou a possibilidade de abrir mão da candidatura, mas que uma desistência poderia ter um “preço”.

Flávio Bolsonaro, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, se tornou o nome do bolsonarismo para a eleição do próximo ano, mas o mercado financeiro mostra preocupação. A expectativa é que sua candidatura possa dificultar alianças com o centro-direita, o que, segundo analistas, beneficiaria o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva na busca pela reeleição. Os investidores consideram que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem maior potencial para atrair os eleitores centristas.

Durante um culto em Brasília, Flávio mencionou que na segunda-feira deverá revelar quanto custaria desistir de sua corrida eleitoral. Ele sugeriu que esse preço poderia estar ligado à busca da família por uma anistia para aqueles que participaram dos eventos de 8 de janeiro de 2023, quando ocorreu a invasão de prédios públicos.

No setor financeiro, as ações de grandes bancos e varejistas apresentaram forte valorização, assim como as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4). Por sua vez, o dólar comercial voltou a cair, sendo negociado a R$ 5,41, após ter registrado um aumento superior a 2% na sexta-feira.

Além disso, os investidores estão de olho nas expectativas em relação à política monetária dos Estados Unidos, onde se espera um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve. A projeção é que a taxa possa ser reduzida em 0,25 ponto percentual, com 86% de chance de isso ocorrer, segundo índices futuros. Uma pesquisa com economistas apontou que, entre 108 analistas, muitos preveem uma redução na taxa, enquanto uma minoria acredita que os juros devem ser mantidos.

Nos índices futuros da bolsa norte-americana, o Dow Jones Futuro subiu 0,05%, enquanto o S&P Futuro teve uma valorização de 0,10% e o Nasdaq Futuro avançou 0,20%.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo