Adolpho Veloso recebe indicação ao Oscar de melhor fotografia

Adolpho Veloso foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”, dirigido por Clint Bentley e estrelado por Joel Edgerton, disponível na plataforma Netflix. Vale lembrar que em 2004, a categoria de Melhor Fotografia também teve um representante brasileiro. O filme “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund e com fotografia de César Charlone, um cineasta uruguaio que fez carreira no Brasil, foi uma das produções indicadas.
Nesta temporada de prêmios, Adolpho Veloso já conquistou o prêmio de Melhor Fotografia no Critics’ Choice Awards e no Globo de Ouro. Essas vitórias podem indicar que ele tem boas chances na disputa pelo Oscar. Ele se junta a outros brasileiros, como Kleber Medonça Filho e Wagner Moura, que também estão na expectativa para a premiação da Academia, marcada para março.
O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Medonça Filho, recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Ator para Wagner Moura, Melhor Direção de Elenco, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme Geral.
“Sonhos de Trem” narra a vida de Rober Grainier, um lenhador solitário do oeste americano, durante o início do século 20. Ele enfrenta desafios emocionais após uma tragédia familiar e observa as mudanças trazidas pela industrialização e construção de ferrovias que alteram seu mundo.
Este é o segundo filme de Adolpho Veloso nos Estados Unidos. O cineasta também trabalhou no próximo filme de M. Night Shyamalan, que será lançado no ano que vem. Em uma entrevista, ele mencionou que ao fazer um longa-metragem, a última coisa que passa pela cabeça é ter seu nome na lista de indicados ao Oscar, especialmente para alguém que vem do Brasil, onde essa conquista parece distante.
No Critics’ Choice Awards, “O Agente Secreto” também ganhou na categoria de Melhor Filme Internacional. No Globo de Ouro, o filme venceu os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator, também para o papel de Wagner Moura, além de ter concorrido na categoria de Melhor Filme de Drama.
A próxima cerimônia do Oscar será transmitida no dia 15 de março pela TV Globo, no canal pago TNT e também estará disponível na plataforma de streaming HBO Max.




