Anvisa determina recolhimento de lotes de sabão Ypê contaminado

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, anunciou na manhã desta quinta-feira a suspensão do uso, venda e distribuição de vários lotes de sabão líquido da marca Ypê. Isso ocorreu após a identificação de contaminação por uma bactéria chamada Pseudomonas aeruginosa. Essa bactéria pode causar diversos problemas de saúde, como infecções de pele e doenças urinárias e respiratórias, especialmente em pessoas com o sistema imunológico comprometido.
A contaminação foi descoberta durante análises realizadas pela própria fabricante, Química Amparo LTDA. A empresa decidiu recolher 14 lotes de seus produtos para garantir a segurança dos consumidores. Os lotes afetados são os seguintes:
– Lava Roupas Líquido Ypê Express: lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 205011 e 176011.
– Lava Roupas Líquido Tixan Ypê: lotes 254031 e 193021.
– Lava Roupas Líquido Ypê Power Act: lotes 190021, 223021 e 228031.
Além dos produtos da Ypê, a Anvisa determinou o recolhimento de lotes do produto capilar SMART HAIR MICRO da Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda, pois a regularização do mesmo foi feita de forma inadequada.
Em comunicado, a Química Amparo afirmou que a ação é uma medida preventiva. A empresa comentou que, segundo as análises e as diretrizes da Anvisa, o risco de contaminação para o consumidor é considerado baixo, especialmente levando em conta que o produto deve ser diluído em água e não deve ter contato prolongado com a pele. A Química Amparo já havia se adiantado e comunicado o mercado sobre a necessidade de recolhimento.
A Anvisa e a Química Amparo estão atentas à situação e seguem as orientações para garantir a saúde e a segurança dos consumidores.




