Arnold Schwarzenegger faz pedido ao Brasil para a COP-30 –

Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia, com o Helder Barbalho, governador do Pará, e Wilson Lima, governador do Amapá Foto: Gil Silva/Kyvo
A conferência climática da ONU, conhecida como COP-30, ocorrerá em novembro na cidade de Belém, no Pará. Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, participou recentemente do evento XP Expert, onde se encontrou com governadores brasileiros e destacou a importância da atuação local no combate às mudanças climáticas. Ele afirmou que o poder de ação está nas esferas estadual e municipal, sugerindo que a conferência tenha um dia dedicado a discutir as iniciativas dos governos subnacionais.
Schwarzenegger lidera uma força-tarefa que inclui 11 países: Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Espanha, Indonésia, Nigéria e Costa do Marfim. No Brasil, a força-tarefa é representada pelos estados do Maranhão, Amapá, Tocantins, Pará, Roraima, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Acre.
Em maio, essa força-tarefa se reuniu no Acre, onde divulgaram uma carta defendendo a criação do Tropical Forest Forever Facility (TFFF), um fundo verde que o Brasil pretende lançar durante a COP-30. Eles enfatizaram a importância de assegurar recursos para a preservação ambiental, ressaltando a necessidade urgente de iniciativas que protejam as florestas e combatam os efeitos das mudanças climáticas.