Notícias Agora

BBC chega a acordo com sobreviventes do 7 de Outubro por filmagem sem consentimento

A BBC anunciou que chegou a um acordo com a família Horenstein, que sobreviveu aos ataques do Hamas em 7 de outubro, na região sul de Israel. A equipe de reportagem, liderada pelo correspondente sênior Jeremy Bowen, entrou na casa da família nos dias seguintes aos ataques, que causaram destruição extensa.

A porta da residência da família Horenstein foi alvo de explosivos pelos militantes, mas acabou entortada e emperrada, permitindo que a família, composta por Tzeela, Simon e seus dois filhos pequenos, escapasse da tentativa de invasão. Naquele momento, muitos amigos e parentes da família ainda não sabiam se eles estavam vivos.

Tzeela Horenstein expressou sua indignação ao relatar que a entrada da equipe da BBC em sua casa, com câmeras, se sentiu como uma nova invasão. Ela afirmou que a equipe não teve permissão para filmar, o que deixou a família com a sensação de que tudo o que ainda podiam controlar havia sido tirado deles.

Como resultado desse incidente, a BBC concordou em pagar à família uma quantia de 28 mil libras.

Essa situação não é isolada. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, processou a BBC por difamação, buscando uma indenização de 10 bilhões de dólares devido à forma como a emissora editou um discurso seu de 2021, pouco antes de uma multidão atacar o Capitólio em Washington.

A controvérsia em torno da BBC não parou por aí. Em novembro, o diretor-geral da emissora, Tim Davie, anunciou sua renúncia após as críticas em relação à edição do discurso de Trump. Além disso, o órgão regulador de mídia do Reino Unido, Ofcom, decidiu contra a BBC em um caso relacionado a um documentário. Esse documentário incluiu a narração de um menino que, posteriormente, foi identificado como filho de um membro do Hamas, o que não foi revelado na apresentação. Esse tipo de omissão foi considerado uma forma significativa de engano, alimentando acusações de viés editorial por parte da emissora.

Os ataques do Hamas em 7 de outubro resultaram em um conflito devastador na faixa de Gaza. Desde 10 de outubro, um frágil cessar-fogo entre Israel e Hamas está em vigor.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo