Notícias Agora

Brasil se apresenta no show da Torre Eiffel em 14 de julho –

Na próxima segunda-feira, dia 14 de julho, o Brasil será homenageado durante o tradicional show pirotécnico realizado na Torre Eiffel, em Paris, uma celebração do Dia da Bastilha, que marca a Revolução Francesa de 1789. O espetáculo contará com fogos de artifício e drones que exibirão cores e símbolos relacionados ao Brasil, em uma referência ao Ano do Brasil na França, uma temporada cultural que vai até setembro. A homenagem também coincide com a COP30, cúpula sobre mudanças climáticas agendada para novembro em Belém.

O evento terá um forte esquema de segurança, em virtude da final da Copa do Mundo de Clubes, que ocorrerá no domingo, dia 13, com o Paris Saint-Germain jogando nos Estados Unidos. A polícia de Paris está atenta para evitar possíveis tumultos, como os ocorridos após a vitória do PSG na Champions League em maio deste ano. Por conta disso, a prefeitura da cidade proibiu concentrações de pessoas entre a noite de domingo e a tarde de segunda-feira. Serão mobilizados cerca de 11.500 policiais e bombeiros para garantir a segurança do evento.

A Torre Eiffel ficará fechada na segunda para a preparação do espetáculo, que começará às 23h, horário local (18h em Brasília), e deve ter duração de 20 minutos. Durante a manhã, haverá um desfile militar na Avenida dos Champs-Élysées. À noite, será realizado um concerto de música erudita no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, que contará com a participação do cantor lírico brasileiro Bruno de Sá.

O show pirotécnico é organizado por Jonas Bidault, que mantém em sigilo os detalhes da apresentação. No ano passado, drones foram usados pela primeira vez no evento, criando imagens de atletas e outros símbolos ligados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que ocorrerão em Paris. Para a apresentação deste ano, cerca de 1.100 drones, pesando 200 gramas cada, voarão a uma altitude de 300 metros, a mesma altura da Torre Eiffel.

Antes desse evento, no dia 5 de junho, a Torre Eiffel foi iluminada com as cores da bandeira do Brasil em homenagem à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França. Apesar do clima frio e chuvoso, Lula tirou fotos diante da torre com o presidente francês Emmanuel Macron, embora tenha que alterar sua agenda devido a um resfriado nos dias seguintes.

As celebrações culturais em Paris em honra ao Brasil incluem “praias artificiais” ao longo do rio Sena, decoradas em verde e amarelo. Nos primeiros dias de julho, eventos como um baile e um desfile de carnaval foram realizados em locais emblemáticos como o Grand Palais e a Avenida dos Champs-Élysées.

Recentemente, duas orquestras de jovens, uma da Ópera de Paris e outra da Escola de Música do Estado de São Paulo, se apresentaram juntas no anfiteatro da Universidade Sorbonne. Em outro evento, no Teatro do Châtelet, músicos brasileiros interpretaram composições que vão do barroco a obras de Chiquinha Gonzaga, com performances de artistas como Bruno de Sá, a soprano Luanda Siqueira, a pianista Cristina Ortiz e o maestro Ricardo Bernardes.

Essas atividades fazem parte de um esforço mais amplo para celebrar a cultura brasileira em Paris ao longo deste ano.

Botão Voltar ao topo