Brasil tem piloto na MotoGP após 19 anos fora da categoria

O piloto brasileiro Diogo Moreira fechou contrato com a equipe Honda LCR e irá competir na MotoGP em 2026. Com essa contratação, Diogo se tornará o primeiro brasileiro a participar da principal categoria do motociclismo desde Alex Barros, que esteve na MotoGP em 2007.
O acordo entre Diogo e a equipe é válido por dois anos, com a possibilidade de ser estendido por mais um ano, conforme informações divulgadas. A equipe LCR elogiou as conquistas do brasileiro em temporadas anteriores ao anunciar sua contratação.
Diogo Moreira se destacou na Moto2, onde foi nomeado Estreante do Ano em 2024, acumulando um histórico impressionante. A equipe LCR descreveu o piloto como uma estrela em ascensão que está pronta para fazer a diferença na MotoGP. Em sua estreia, Diogo será companheiro de equipe do experiente piloto Johann Zarco. Ele terá uma temporada para se adaptar à nova categoria, que vai passar por mudanças nas regras técnicas em 2027.
Atualmente, Diogo ocupa a segunda posição na Moto2, com 229 pontos, e está na disputa pelo título, apenas nove pontos atrás do líder Manuel González. Ele já conquistou três vitórias e somou sete pódios nesta temporada. A próxima corrida da Moto2 será na Austrália, entre os dias 16 e 19 de outubro.
A estreia de Diogo Moreira na MotoGP está marcada para a etapa da Tailândia, que acontecerá entre 27 de fevereiro e 1º de março de 2026. Esse também será um ano especial, pois a MotoGP retornará ao Brasil, com a realização do GP do Brasil em Goiânia, programado para os dias 20 a 22 de março.