Cabo Verde: primeiro-ministro participa de jornadas sobre mobilidade

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, inicia nesta quarta-feira uma viagem às Ilhas Canárias e à França, com o objetivo de fortalecer a mobilidade e as relações com empresários cabo-verdianos fora do país. Essa visita se estenderá até a próxima segunda-feira e foi anunciada oficialmente pelo Governo.
Na quinta-feira, Correia e Silva participará das Jornadas sobre Mobilidade na Macaronésia, que ocorrerão em Las Palmas, capital das Canárias. O evento tem como foco debater e elaborar propostas para enfrentar desafios comuns relacionados ao transporte e à conectividade entre os diversos arquipélagos da região. Esse encontro é especialmente importante, visto que Cabo Verde tem enfrentado dificuldades em suas ligações aéreas domésticas entre as nove ilhas que são habitadas, causando transtornos nos últimos anos.
Além de representantes de Cabo Verde, o evento contará com a presença de autoridades das Ilhas Canárias, da Madeira, dos Açores, além de representantes da Espanha, de Portugal e da União Europeia. Essa diversidade de participantes visa promover uma discussão abrangente sobre melhorias nas conexões aéreas e abordagens a serem adotadas para otimizar o transporte entre as ilhas.
Paralelamente, a ligação com a diáspora cabo-verdiana tem sido uma das prioridades do Governo. Com esse intuito, o primeiro-ministro participará da abertura oficial da 2ª edição do Salão Internacional das Empresas da Diáspora Cabo-Verdiana, que será realizado em Marselha, França, no sábado. O tema deste ano é “Contar com a Diáspora é investir no futuro”, e o evento pretende estabelecer conexões entre diferentes setores e promover novas oportunidades de negócios entre os participantes.
Durante sua viagem, o Governo também homenageará, postumamente, o artista visual Carlos Alberto Moreira Gonçalves. Ele foi cofundador e o primeiro presidente da Associação Alliance Capverdienne de Lyon e receberá a Medalha de Mérito Cultural, 2º Grau, em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição para a cultura cabo-verdiana no exterior.




