Cé é a primeira brasileira a vencer no Rio; Carol e Pigossi jogam terça

Rio de Janeiro (RJ) – A tenista Gabriela Cé, de 32 anos e atualmente classificada como a 362ª do ranking, garantiu a primeira vitória brasileira no Rio Ladies Open, torneio da WTA 125 que acontece em quadras de saibro. Em um embate intenso com a argentina Jazmin Ortenzi, que ocupa a 274ª posição, Gabriela venceu com parciais de 2/6, 7/6 (7-4) e 6/4, em uma partida que durou quase três horas.
Após a partida, Gabriela comentou sobre sua performance. Ela destacou que não havia conseguido iniciar do jeito que queria e precisou encontrar alternativas para lidar com a situação, já que a adversária demonstrava conforto em seu jogo. O triunfo é um marco importante para a atleta, que expressou sua alegria em jogar novamente no Rio de Janeiro, lembrando com carinho do período em que o Rio Open era realizado. Gabriela também aguarda o próximo desafio contra a vencedora do confronto entre a georgiana Ekaterine Gorgodze e a húngara Panna Udvardy, que é a cabeça de chave número 2 do torneio.
Outras tenistas brasileiras tiveram resultados diferentes. Ana Candiotto, jovem de 21 anos e 461ª do ranking, quase avançou para a próxima fase, mas foi eliminada por Sada Nahimana, do Burundi, com parciais de 2/6, 6/2 e 7/6 (7-3). Nahimana, classificada como a 252ª do mundo, enfrentará a russa Anastasia Zolotareva, que eliminou a cabeça de chave número 5, a espanhola Leyre Romero, numa partida que terminou em 6/4, 0/6 e 6/1.
A gaúcha Sofia Mendonça também não conseguiu seguir em frente, sendo derrotada pela espanhola Irene Burillo em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/3. Da mesma forma, Luiza Fullana, do Distrito Federal, perdeu para a italiana Miriana Tona, com um placar de 7/6 (7-4) e 6/2.
Nesta terça-feira, as atenções se voltam para Carol Meligeni e Laura Pigossi, que jogarão na quadra central. Carol começará sua partida às 14h contra a colombiana Maria Paulina Perez. Laura competirá às 19h contra a austríaca Julia Grabher, que é a cabeça de chave número 3 do torneio. Outras jogadoras brasileiras, como Pietra Rivoli, que recebeu um convite para participar, além de Júlia Konishi e Thaísa Pedretti, que vêm da fase de classificação, também estarão em ação nesta terça.
Programação para hoje:
Quadra Central – 14h
- Maria Paulina Perez (COL) vs. Carol Meligeni (BRA)
- Martina Capurro (ARG) vs. Pietra Rivoli (BRA)
- Carole Monnet (FRA) / Sada Nahimana (BDI) vs. Carol Meligeni (BRA) / Gabriela Cé (BRA) (não antes de 17h)
- Julia Grabher (AUT) vs. Laura Pigossi (BRA) (não antes de 19h)
Quadra 1 – 14h
- Ekaterine Gorgodze (GEO) vs. Panna Udvardy (HUN)
- Simona Waltert (SUI) vs. Luisina Giovannini (ARG)
- Júlia Konishi (BRA) vs. Sinja Kraus (AUT)
- Jazmin Ortenzi (ARG) / Maria Paulina Perez Garcia (COL) vs. Ana Candiotto (BRA) / Julia Riera (ARG)
Quadra 2 – 13h
- Martina Colmegna (ITA) vs. Maria Lourdes Carlé (ARG)
- Leyre Romero (ESP) / Tara Wuerth (CRO) vs. Allura Zamarripa (EUA) / Maribella Zamarripa (EUA)
- Antonia Vergara Rivera (CHI) vs. Thaísa Pedretti (BRA)