Notícias Agora

Chegando 38 novas câmeras para flagrar quem desrespeita sinal vermelho –

Roma vai receber 38 novas câmeras de monitoramento para garantir que os motoristas respeitem os semáforos vermelhos. As câmeras, conhecidas como Photored, são uma medida que faz parte de um investimento de três milhões de euros. Cada uma delas estará instalada em duas faixas de circulação, com a finalidade de registrar infrações.

De acordo com a legislação brasileira, os motoristas que avançam com o sinal vermelho estão sujeitos a multas que variam de 167 a 665 euros, além de perderem 6 pontos na carteira de habilitação. Passar pelo semáforo vermelho é considerado uma infração grave. As novas câmeras contribuirão para a fiscalização e a segurança nas vias urbanas, principalmente em cruzamentos perigosos, onde incidentes são mais frequentes.

O projeto inclui a instalação das câmeras em 15 cruzamentos críticos, como nas interseções entre a via Nomentana e Viale Regina Margherita, a via Cristoforo Colombo e a Via Laurentina, e outros pontos estratégicos da cidade. A expectativa é que essas mudanças sejam implementadas até o primeiro trimestre de 2026, com um investimento da gestão municipal que soma 1,15 milhões de euros.

O foco da administração é a segurança no trânsito, conforme afirmou o Assessor de Mobilidade. Os novos dispositivos serão instalados em áreas consideradas mais arriscadas para os motoristas, com o objetivo de reduzir acidentes. Isso faz parte de um amplo plano de segurança viária, que busca diminuir em 20% o número de mortes e feridos graves nos próximos três anos.

As câmeras Photored vêm sendo utilizadas em Roma desde 2008. Elas funcionam por meio de sensores embutidos no asfalto, que entram em ação apenas quando o sinal está vermelho. O sistema registra duas fotos: a primeira quando o veículo passa antes da linha de parada e a segunda ao cruzar a linha de parada. Desde a sua implantação, as câmeras já mostraram resultados positivos, incentivando os motoristas a dirigirem com mais cautela.

Atualmente, existem câmeras em operação em 11 locais da cidade e as multas são geradas automaticamente com base nas imagens capturadas. O foco em novos dispositivos de fiscalização representa um esforço contínuo da administração pública para promover um trânsito mais seguro em Roma.

Botão Voltar ao topo