Ciclone promete ventos de até 130 km/h no Sul e Sudeste do Brasil –

Um ciclone extratropical deve atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil ao longo desta semana. Esse fenômeno pode resultar em chuvas fortes e ventos com velocidades que podem chegar a 130 km/h, de acordo com as previsões.
O ciclone está se formando a partir de um centro de baixa pressão, que já está atuando no Rio Grande do Sul desde domingo, dia 27. Essa baixa pressão está promovendo chuvas em todo o estado e deve seguir para o Oceano Atlântico, gerando o ciclone a partir da manhã de segunda-feira, dia 28.
Com a intensificação do vento, áreas como o Sul do Rio Grande do Sul, o Leste de Santa Catarina e o Leste do Paraná, até chegar ao Leste de São Paulo, devem sentir esses efeitos. O litoral Sul de Santa Catarina pode registrar rajadas de vento mais intensas. Na segunda-feira, a previsão é de que a ventania chegue também à capital paulista, à Grande São Paulo, à Serra do Mar e a algumas partes do Rio de Janeiro.
Além dos riscos associados ao vento forte, a previsão inclui a possibilidade de danos estruturais, como destelhamentos e quedas de placas. Também pode haver interrupção no fornecimento de energia elétrica. A previsão indica que o estado do Paraná deve enfrentar problemas nos serviços de energia, embora em menor escala do que o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São Paulo, a alta densidade populacional pode resultar em um número significativo de clientes sem energia elétrica, especialmente nas áreas mais afetadas pela ventania.