Notícias Agora

Cinco pinguins mortos são encontrados na orla do Rio após ondas gigantes –

Equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) estão atuando na retirada da areia que invadiu as pistas da Avenida Delfim Moreira, localizada no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. A situação ocorreu na terça-feira, 29, devido à força do mar provocada por uma ressaca resultante de um ciclone extratropical que afetou o litoral do estado.

A Marinha do Brasil informou que as ondas, que alcançaram alturas entre 2,5 e 3,5 metros, devem começar a perder força na noite de quinta-feira, 31.

Na manhã de quarta-feira, durante as operações de limpeza na orla, os trabalhadores da Comlurb encontraram cinco pinguins mortos na areia. Dois deles foram achados na Praia do Arpoador, em Ipanema, e outros três na Barra da Tijuca, na zona oeste. O Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi acionado para coletar os animais para análise.

É importante lembrar que nesta época do ano, os pinguins fazem uma migração, atravessando o Estreito de Magalhães, na Antártida, em direção ao Rio de Janeiro.

A Avenida Delfim Moreira continua fechada nos dois sentidos, enquanto ocorre a limpeza total das pistas. A força das águas foi tão intensa que algumas garagens e canteiros de prédios na área foram alagados. O Leblon é conhecido por ter os preços de imóveis mais altos do Rio, e muitos apartamentos à beira-mar estão avaliados em mais de R$ 10 milhões.

Por questões de segurança, os comerciantes decidiram manter os quiosques da praia do Leblon fechados até que a situação se normalize.

Em relação ao clima, o Rio de Janeiro registrou hoje a temperatura mais baixa do ano, com mínima de 10°C e máxima de 23,4°C. O Sistema de Alerta Rio informou que a noite desta quarta-feira terá céu parcialmente nublado e ventos moderados, sem previsão de chuva.

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, um sistema de alta pressão deve reduzir a nebulosidade na região. Também não há expectativa de chuvas durante esses dias. Os ventos continuarão moderados, com possibilidade de rajadas fortes na sexta-feira e no sábado, e as temperaturas devem começar a subir gradualmente.

Botão Voltar ao topo