Citi supera expectativas com resultados financeiros positivos –

Smith Collection / Gado / Getty Images
Citi shares have gained nearly 25% since the start of this year
O Citigroup, conhecido como Citi, divulgou na terça-feira os resultados financeiros do segundo trimestre de 2023, superando as expectativas dos analistas. O banco registrou um lucro por ação de 1,96 dólar, com uma receita de 21,67 bilhões de dólares, um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, o que estava acima das previsões do mercado.
O aumento na receita foi impulsionado principalmente pelo crescimento da receita líquida de juros, que subiu 12%, alcançando 15,18 bilhões de dólares. O Citi também informou que para o ano todo, espera que a receita totalize cerca de 84 bilhões de dólares, situando-se na parte alta das suas projeções anteriores que variavam de 83,1 bilhões a 84,1 bilhões de dólares. A expectativa de crescimento da receita líquida de juros também foi revisada, aumentando de uma previsão anterior de 2% a 3% para uma estimativa de cerca de 4%.
Após a divulgação dos resultados, as ações do Citi tiveram uma leve alta de cerca de 1% nas negociações de terça-feira. Desde o início do ano, as ações do banco acumularam um aumento de quase 25%.
No último trimestre, o Citi também havia superado as expectativas com um aumento nas receitas geradas por mercados e negociações de ações. Essa tendência de superação das previsões tem sido comum entre os bancos, apesar de muitos apresentarem cautela em relação à perspectiva econômica para o restante do ano.
As ações de bancos, em geral, tiveram um bom desempenho recentemente, especialmente após os resultados dos testes de estresse anuais realizados pelo Federal Reserve, que mostraram que os grandes bancos do país possuem reservas de capital significativas para enfrentar possíveis crises. Alguns bancos até aumentaram seus dividendos após esses resultados positivos.
Nesta terça-feira, além do Citi, bancos como Wells Fargo e JPMorgan Chase também apresentaram seus resultados financeiros, com outros bancos programados para divulgar suas informações ao longo da semana.