Notícias Agora

Cruzeiro tem 35% de chance de título no Brasileirão, indica estudo –

No último domingo, o Cruzeiro venceu o Juventude por 4 a 0 e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. Segundo a ferramenta Bola de Cristal, criada pelo Globo em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube mineiro tem 35,5% de chance de conquistar o título nesta temporada.

A Bola de Cristal mostra a variação das chances de título para as equipes ao longo do campeonato. Neste ano, a probabilidade do Cruzeiro de ser campeão aumentou significativamente, passando de 21,4% durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, para o atual patamar de 35,5%. Antes da Data Fifa de junho, quando o Flamengo era o líder isolado, a chance do Cruzeiro estava em 19,2%.

Já o Flamengo, que ocupa o segundo lugar, teve uma variação menor em suas chances. Antes da pausa para o Mundial, o time tinha 21,8% de probabilidade de título. Após duas vitórias sobre São Paulo e Fluminense, junto com uma derrota para o Santos, essa chance subiu para 24,4%. No entanto, o Flamengo ainda tem um jogo a menos, que é contra o Sport, que foi adiado.

O Palmeiras, atual quarto colocado, apresenta 15,4% de chances de título, um número bem inferior aos 39,7% que teve até a oitava rodada. O Bahia, em sexto lugar, tem 7,8% de chances, superando o Bragantino (5,4%) e o Botafogo (4,3%), que estão mais acima na tabela.

Com o primeiro lugar na tabela, o Cruzeiro também aumentou suas chances de classificação para a Copa Libertadores, atingindo 93,5%. O Flamengo vem em seguida com 87,1%, seguido pelo Palmeiras (77,2%), Bahia (65,2%), Bragantino (57,6%) e Botafogo (51,8%).

Na parte inferior da tabela, a situação do Sport é grave. O time é o lanterna do campeonato, com apenas três pontos, e possui 92,1% de chance de ser rebaixado para a Série B em 2026, o que significa que suas chances de permanência na primeira divisão são de apenas 7,9%.

O Fortaleza está na penúltima colocação, com 60% de chances de rebaixamento, seguido pelo Juventude, que tem 52,5%. O Vasco, na 16ª posição, apresenta 35,8% de possibilidades de rebaixamento, um índice maior do que o Santos, que está na primeira posição da zona de rebaixamento (Z4) com 32,4% de chance.

Botão Voltar ao topo