DILG defende que Duterte deve agir com mais responsabilidade –

O secretário do Interior das Filipinas, Jonvic Remulla, fez uma declaração sobre o comportamento do prefeito interino de Davao City, Baste Duterte. Ele acredita que Duterte “deve se comportar melhor”. A crítica surgiu após uma aparição de Duterte em seu podcast, onde ele desafiou o chefe da Polícia Nacional das Filipinas, General Nicolas Torre III, para uma luta de boxe.
Remulla comentou que, embora a liberdade de expressão seja válida, é importante que figuras públicas mantenham uma postura adequada. Ele destacou que o prefeito expressou sua insatisfação em relação à prisão e entrega de seu pai, o ex-presidente Rodrigo Duterte, ocorrida em março. Durante seu desafio, Baste Duterte afirmou que Torre só era forte por causa de sua posição e que estaria disposto a enfrentá-lo em um combate.
O secretário do Interior lamentou a situação, enfatizando que a cultura atual deve mudar. Ele frisou que a busca por justiça ou resolução de conflitos não deve ocorrer por meio de lutas físicas. Segundo Remulla, o presidente incentivou que a lei prevaleça e que, se houver queixas, elas devem ser levadas aos tribunais ou abordadas por meio de reclamações formais. Ele questionou a mensagem transmitida pelo prefeito desafiante, ressaltando que, como figura pública e filho de um ex-presidente, ele deve agir como um exemplo para a população, especialmente para as crianças.
Na quarta-feira, Torres aceitou o desafio e sugeriu que a luta fosse transformada em uma partida beneficente, com os arrecadados direcionados a ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas intensas no sul das Filipinas. A preparação para o evento foi iniciada, e Torre informou que o Coliseu Memorial de Rizal já estava sendo preparado para o confronto, que está agendado para domingo. Remulla se posicionou a favor de Torre, descrevendo-o como uma pessoa determinada que não foge de desafios.