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Especialistas explicam que buraco na Tanjong Katong Road não surgiu da noite para o dia –

Em uma tarde tranquila na madrugada do dia 26 de julho, um grande buraco se abriu repentinamente na Tanjong Katong Road South, em Cingapura. A cratera, que engoliu um carro e sua motorista, é um exemplo de como colapsos de solo podem surgir sem aviso. As duas faixas da estrada desabaram, criando um perigo inesperado para os motoristas.

Especialistas afirmam que a erosão do solo, que levou a esse acontecimento, não ocorreu da noite para o dia. Segundo eles, os buracos no solo, conhecidos como sinkholes, se formam ao longo do tempo. De acordo com o professor Wu Wei, especialista em geotecnia da Universidade Tecnológica de Nanyang, a formação de um buraco desse tipo exige um processo gradual onde o solo ao redor é lavado, causando a ampliação do espaço vazio abaixo da superfície. Antes de um colapso, rachaduras podem aparecer na superfície da pista, mas nem sempre são visíveis.

David Ng, engenheiro profissional e presidente do comitê técnico de engenharia civil e estrutural da Instituição de Engenheiros de Cingapura, ressaltou que em algumas situações é possível notar o solo irregular, linhas de fissuras ou até mesmo água borbulhando na superfície da estrada. Observando as imagens da estrada antes do colapso, ele mencionou que o asfalto recém-aplicado pode indicar que reparos foram feitos para corrigir fissuras ou irregularidades causadas pelo assentamento do solo. Entretanto, isso pode ser resultado de obras não relacionadas.

Embora ainda seja cedo para identificar a causa exata do colapso, Ng especula que a erosão pode ter sido provocada por um vazamento de canos antigos ou movimentação do solo devido a escavações próximas. Ele explicou que um vazamento prolongado poderia criar um espaço vazio grande o suficiente para que a superfície cedesse. Além disso, escavações podem desestabilizar materiais que apoiam os canos de água subterrâneos. Sem suporte, um cano de água pode se romper, fazendo com que a água flua e carregue os materiais abaixo, resultando no desmoronamento da estrada.

O buraco se formou ao lado de um canteiro de obras da agência nacional de água PUB, que estava realizando um projeto de esgoto. Residentes relataram que houve um vazamento de cano na área na noite anterior ao surgimento do buraco.

Apesar desses contratempos, Ng destacou que em projetos de esgoto são adotadas precauções desde a fase de planejamento para minimizar o impacto nas áreas ao redor, além de monitorar os movimentos do solo e as alterações na pressão do solo. Instrumentos como marcadores de assentamento são utilizados para acompanhar essas mudanças.

O professor Wu sugeriu que a utilização mais frequente de radar de penetração do solo poderia, possivelmente, ter detectado a cavidade abaixo da pista antes do colapso. Embora essa tecnologia seja eficaz para analisar as condições do solo e a localização de infraestruturas enterradas, ela tem suas limitações, pois só consegue “ver” até 3 a 5 metros abaixo da superfície e sua precisão diminui na presença de água.

Para evitar incidentes semelhantes no futuro, os especialistas enfatizam a necessidade de aumentar a frequência das medições do solo e o monitoramento das condições subterrâneas. Eles afirmaram que, no caso recente, a observação do vazamento de cano um dia antes do colapso poderia ter gerado um alerta precoce.

Não é a primeira vez que um colapso de estrada ocorre nesta área. Em novembro de 2022, uma obra da PUB provocou o fechamento de uma via em decorrência de escavações que resultaram em um deslizamento. Na mais recente ocorrência, a motorista do carro foi resgatada por trabalhadores da construção civil e levada ao hospital pelos serviços de emergência de Cingapura.

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