EUA e Filipinas podem fechar acordo comercial, aponta Trump –

Na última terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país está próximo de fechar um grande acordo comercial com as Filipinas. A declaração foi feita durante uma reunião com o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., na Casa Branca.
Trump já havia comunicado anteriormente, por meio de uma carta, que a partir de 1º de agosto aplicaria uma tarifa de 20% sobre produtos filipinos. No encontro, o presidente americano destacou que as negociações estão avançando e que, embora ainda não tenham um acordo formal, acredita que um consenso pode ser alcançado em breve. Ele também mencionou que Marcos é um “negociador difícil”, o que pode estar atrasando a assinatura do acordo.
Ferdinand Marcos Jr. é o primeiro líder do Sudeste Asiático a se encontrar com Trump desde o início do novo mandato do presidente americano. Esta região foi uma das mais afetadas pelas altas tarifas que foram anunciadas em abril. No entanto, as Filipinas foram tratadas de maneira diferenciada, recebendo uma alíquota de 17%, que é inferior à tarifa aplicada a outros países da região.
Até agora, os Estados Unidos já assinaram acordos comerciais com Vietnã e Indonésia, dois dos principais parceiros da região. Em 2024, os dados apontam que os Estados Unidos enfrentaram um déficit comercial de quase US$ 5 bilhões com as Filipinas. O comércio bilateral entre os dois países totalizou US$ 23,5 bilhões.
Durante a conversa, Trump também comentou sobre a China, revelando que foi convidado pelo presidente Xi Jinping para visitar o país e que os dois devem se encontrar em breve. Ele expressou não ter preocupações com a relação das Filipinas com a China, afirmando que os Estados Unidos também mantêm um bom relacionamento com o país asiático, que, segundo ele, enviou uma quantidade recorde de ímãs para os Estados Unidos.