Notícias Agora

EUA e Índia podem fechar acordo para tarifas abaixo de 20% –

Os Estados Unidos estão em negociações para firmar um acordo comercial provisório com a Índia, que pode reduzir as tarifas propostas para menos de 20%. Esse acordo colocaria a Índia em uma situação vantajosa em relação a outros países da região. As informações foram obtidas por fontes que pediram para não ser identificadas.

Ao contrário de várias nações que esperam documentos formais com exigências tarifárias, a Índia não antecipa esse tipo de comunicação e acredita que o acordo será anunciado por meio de um comunicado oficial. O entendimento provisório permitiria que as negociações continuassem, dando à Índia a oportunidade de resolver questões pendentes antes de um acordo mais abrangente, que deve ser firmado no outono do hemisfério norte.

O comunicado que está sendo preparado deverá estabelecer uma tarifa-base inferior a 20%, uma redução em relação aos 26% inicialmente propostos. Essa mudança permitirá que os dois países continuem a negociar os detalhes finais. Ainda não está claro quando o acordo provisório será assinado.

Caso o acordo seja concluído, a Índia se juntará a um grupo restrito de parceiros comerciais que conseguiram firmar entendimentos com o governo do presidente Donald Trump. Recentemente, o presidente dos EUA anunciou tarifas de até 50% para alguns países, incluindo o Brasil, com a exigência dessas tarifas a serem cumpridas até 1º de agosto.

O Ministério do Comércio e Indústria da Índia não respondeu a solicitações de informações, e a Casa Branca também não fez comentários sobre o assunto. Nova Délhi busca garantir um acordo com condições mais favoráveis do que o que Trump anunciou com o Vietnã, que contemplava tarifas de importação de 20%. O Vietnã, por sua vez, ainda tenta negociar a redução dessa taxa.

Na quinta-feira, Trump mencionou a possibilidade de taxas generalizadas de 15% a 20% para a maioria de seus parceiros comerciais, que ainda não foram informados sobre os novos percentuais. A taxa mínima padrão global para a maioria dos parceiros comerciais dos EUA é de 10%.

As tarifas divulgadas até o momento para países asiáticos variam de 20% para o Vietnã e as Filipinas a 40% para Laos e Mianmar. A Índia foi uma das primeiras nações a solicitar negociações comerciais com os EUA neste ano, mas tensões surgiram recentemente. Embora Trump tenha afirmado que um acordo com a Índia está próximo, também ameaçou impor tarifas adicionais devido à participação do país no grupo BRICS.

Uma equipe de negociadores indianos está planejada para visitar Washington em breve para avançar nas conversas. A Índia já apresentou sua proposta inicial ao governo dos EUA, destacando pontos que não pretende negociar. Ambas as partes mantêm posições firmes em questões importantes, incluindo a exigência dos EUA para que a Índia abra seu mercado a culturas geneticamente modificadas, um pedido que Nova Délhi rejeitou devido a preocupações sobre os impactos para seus agricultores.

Ainda existem divergências entre as duas nações sobre temas sensíveis, como barreiras não tarifárias na agricultura e processos regulatórios na indústria farmacêutica.

Botão Voltar ao topo