F1 volta à Globo em 2026; conheça os detalhes do contrato –

A Fórmula 1 vai retornar à TV Globo após cinco anos fora da emissora. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela Liberty Media, empresa que detém os direitos de transmissão, e pela própria Globo.
O novo contrato tem uma duração de três anos, cobrindo o período de 2025 a 2028. Ele abrange não só a Globo, mas também o Sportv e o GloboPlay. Neste acordo, 15 corridas serão exibidas na televisão aberta, enquanto todas as 24 etapas da temporada estarão disponíveis no canal por assinatura Sportv. Algumas corridas, como as do Bahrein, Arábia Saudita, Miami, Canadá, Estados Unidos (Austin), México e Catar, serão exibidas apenas pelo Sportv devido a conflitos de horários na programação da televisão aberta. As transmissões de treinos livres, classificações e corridas sprint também estarão disponíveis apenas no canal fechado.
Além disso, duas corridas deverão mudar de canal por conta da transmissão da Copa do Mundo de Seleções em 2026, que será exibida pela Globo. O acordo também inclui as categorias de apoio da Fórmula 1, como F2, F3, F1 Academy e Porsche Supercup, que também serão transmitidas no Sportv.
A equipe de transmissão será formada por nomes conhecidos da esportiva. Luís Roberto e Everaldo Marques farão a narração, enquanto Luciano Burti e Rafael Lopes estarão nos comentários. A reportagem ficará a cargo de Júlia Guimarães, Guilherme Pereira e Marcelo Courrege. É importante destacar que as transmissões tanto da Globo quanto do Sportv ocorrerão ao mesmo tempo, mas com equipes diferentes.
Nos últimos meses, a Globo manifestou interesse em retomar os direitos da F1. Em 2024, a emissora já tinha um plano em andamento, mas o Grupo Bandeirantes finalizou a temporada sob um acordo que se estende até 2025. O plano inicial da Globo era transmitir todas as etapas pelo SporTV, com a televisão aberta levando ao público apenas algumas corridas, incluindo o GP de São Paulo.
Recentemente, um comentarista de automobilismo da Band, Reginaldo Leme, mencionou que a saída da F1 da emissora era um cenário provável, o que se confirma agora com o retorno da categoria à Globo.