Feirão da empregabilidade em João Pessoa promete novas oportunidades

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará um Feirão de Empregabilidade e Empreendedorismo na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro. O evento acontecerá das 9h às 15h no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, localizado na Avenida Josefa Taveira, 860. Este feirão é exclusivo para pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e oferecerá diversas oportunidades de emprego e serviços relacionados ao empreendedorismo.
Durante o evento, dez empresas de diferentes setores estarão disponíveis para oferecer vagas e realizar entrevistas com os candidatos. As oportunidades abrangem diversos níveis de escolaridade e não exigem necessariamente experiência prévia. Além disso, o Sistema Nacional de Emprego em João Pessoa (Sine-JP) estará presente para ajudar no cadastro e atualização de informações dos interessados.
A coordenadora do Sine-JP, Jessyka Barros, explicou que o principal objetivo do feirão é ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a encontrar empregos e garantir sua proteção social. Ela destacou a importância do emprego formal, que oferece direitos trabalhistas, como renda fixa, FGTS, férias e 13º salário. Segundo Jessyka, o trabalho é um caminho para a progressão pessoal e profissional dos indivíduos.
O evento contará ainda com o apoio de diversas agências integradoras, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a organização Renapsi e o Centro Nacional de Aprendizagem Profissional (Cenap). Essas instituições auxiliarão no encaminhamento de jovens, de 14 a 24 anos, para vagas de estágio e para o programa Jovem Aprendiz, que busca inserir esses jovens no mercado de trabalho.
O Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) também participará do feirão, oferecendo inscrições para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania fará a inscrição e a atualização dos dados no CadÚnico durante o evento. Por isso, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estarão fechados na terça, e o atendimento ocorrerá no próprio feirão.
O Cadastro Único é uma ferramenta importante que identifica e caracteriza famílias de baixa renda no Brasil. Ele é crucial para a inclusão dessas famílias em diversos programas federais, como o Bolsa Família, o Auxílio Gás, entre outros. Além disso, o CadÚnico serve como critério de seleção para programas promovidos por governos estaduais e municipais.
Para se inscrever ou atualizar seus dados no CadÚnico durante o evento, os participantes devem levar a seguinte documentação:
– RG
– CPF de todos os membros da família
– Comprovante de residência
– Carteira de Trabalho
– Título de eleitor
– Declaração escolar de matrícula, caso haja crianças na escola
– Currículos para concorrer às vagas de emprego
O Feirão de Empregabilidade e Empreendedorismo representa uma oportunidade valiosa para aqueles que buscam novas chances no mercado de trabalho e para aqueles que querem empreender, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e melhorando a qualidade de vida da população.




