Frente fria traz chuvas intensas; previsão do tempo para quinta-feira

Na quinta-feira, 30 de novembro, a região Sudeste do Brasil enfrentará um dia de tempo instável, com chuvas intensas em grande parte dos estados. A previsão indica que uma frente fria no oceano, combinada com a umidade originada do mar, aumentará o risco de temporais e poderá causar acumulados significativos de chuvas.
Em São Paulo, a expectativa é de chuvas fortes e persistentes principalmente entre o litoral e o leste do estado. Além disso, há previsão de pancadas isoladas e intensas nas regiões oeste, noroeste e norte do estado.
Minas Gerais e Rio de Janeiro também estão na mira das chuvas. A previsão aponta para chuvas de intensidade moderada a forte, com a possibilidade de trovoadas, especialmente no sul de Minas e na Zona da Mata, além do interior do Rio de Janeiro. O Espírito Santo verá um aumento nas chuvas, especialmente na porção sul, com a expectativa de acumulados significativos até o final do dia.
No Sul do Brasil, a atmosfera continua instável nas áreas litorâneas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As chuvas devem surgir já pela manhã e se intensificar ao longo do dia, variando de fracas a moderadas, com chances de chuva forte em algumas localidades. Nas áreas do interior, o tempo será mais firme, com nebulosidade variada e temperaturas amenas, influenciadas pelos ventos que sopram do sul.
No Centro-Oeste, a umidade vinda da Amazônia traz áreas de instabilidade. O norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, o centro-sul de Goiás e boa parte de Mato Grosso podem registrar chuvas fortes à tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento. No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o tempo começará a abrir, mas ainda há chances de chuvas pontuais. As temperaturas ficarão amenas, com a influência de ventos frescos.
Por outro lado, a maior parte do Nordeste apresenta um tempo firme, com exceção da faixa litorânea que abrange Bahia, Alagoas e Pernambuco, onde chuvas fracas e passageiras são esperadas devido à umidade marítima. No interior da região, o calor será predominante, e o alerta será para a baixa umidade do ar durante as tardes, aumentando os riscos de queimadas e desconforto térmico.
Na região Norte, os temporais continuam no Amazonas, Acre e Rondônia, com forte potencial para chuvas generalizadas. Também há previsão de chuvas em Roraima e no sudoeste do Pará, mas de maneira mais isolada. O Amapá deverá ter tempo firme e ensolarado, enquanto no Tocantins, pancadas rápidas e isoladas podem ocorrer no norte do estado.




