Geely EX5: elétrico com pacote refinado e preço competitivo –

A Geely iniciou as vendas do EX5, um SUV médio totalmente elétrico que marca a volta da montadora chinesa ao Brasil. Agora parceira da Renault, a Geely, que também é proprietária da Volvo, apresenta o modelo em duas opções: EX5 Pro, com preço de R$ 205.800, e EX5 Max, por R$ 225.800. Esses valores são R$ 10 mil superiores aos preços da pré-venda, encerrada recentemente.
O Geely EX5 apresenta dimensões de 4,61 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 2,75 metros de entre-eixos, e chega para concorrer com SUVs híbridos como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, diferenciando-se por ser 100% elétrico. Equipado com um motor dianteiro de 218 cv de potência e 32 mkgf de torque, o EX5 conta com uma bateria de 60,2 kWh, que garante diferentes autonomias entre as versões.
Segundo o Inmetro, a versão EX5 Pro pode rodar até 413 km com uma carga completa e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Já o EX5 Max tem uma autonomia de 349 km e leva 7,1 segundos para realizar a mesma aceleração, mas inclui mais recursos. A versão topo de linha vem equipada com controle de cruzeiro adaptativo, teto solar, rodas de 19 polegadas e bancos dianteiros com função de massagem. Ambas as versões possuem uma central multimídia com tela de 15,4 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de ajustes elétricos nos bancos e um sistema de segurança aprimorado.
As diferenças de autonomia entre as versões são atribuídas ao maior peso e ao funcionamento dos itens da versão Max, que consomem mais energia, como o teto solar e o controle de cruzeiro adaptativo. Apesar da diferença de R$ 20 mil entre os modelos, a Geely acredita que a versão Pro pode atrair compradores pela maior autonomia.
O EX5 já está disponível nas primeiras concessionárias da Geely no Brasil, que conta com 23 lojas em 19 estados. A primeira unidade foi inaugurada em São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault. Uma nova loja em São Paulo está prevista para abrir em agosto, além de estandes em 22 shoppings pelo país.
A Geely compartilhará sua logística, distribuição de peças e pós-venda com a Renault, permitindo que algumas concessionárias combinem serviços entre as duas marcas.
Visualmente, o EX5 tem um design neutro, que pode agradar aqueles que preferem discrição. A cabine se destaca pelas linhas elegantes e materiais de boa qualidade, que fazem o carro parecer mais caro do que realmente é. O isolamento acústico é eficaz, proporcionando um ambiente silencioso, uma característica comum entre veículos elétricos. O SUV é projetado para conforto, superando valetas e buracos sem transmitir vibrações para os passageiros.
Em termos de desempenho, o motor elétrico de 218 cv é ágil, permitindo que o EX5 Max vá de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, enquanto o peso de 1.750 kg é considerado leve para um SUV dessa categoria. O modelo se mostrou eficiente nas acelerações e vantagens na economia de energia, graças ao seu coeficiente aerodinâmico de apenas 0,26.
A cabine é bem equipada, incluindo um apoio de pés elétrico para o passageiro da frente. No entanto, o ar-condicionado possui apenas uma zona de controle, o que pode causar algumas limitações. A central multimídia é responsiva e intuitiva, permitindo interações semelhantes a um tablet e conta com um painel dianteiro claro e um display tipo Head-Up, que ajuda o motorista a se concentrar na estrada.
Os principais pontos positivos do EX5 incluem conforto, silêncio e um pacote de equipamentos completo. Por outro lado, o design genérico pode dificultar o reconhecimento do modelo, e o ar-condicionado de uma zona se destaca de forma negativa em um conjunto tão bem projetado.
Ficha Técnica
Geely EX5 Max
- Motor: elétrico, dianteiro
- Potência: 218 cv
- Torque: 32 mkgf
- Bateria: 60,2 kWh
- Autonomia: 349 km (inmetro)
- Comprimento: 4,61 m
- Largura: 1,90 m
- Altura: 1,67 m
- Distância entre-eixos: 2,75 m
- Porta-malas: 461 litros
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,1 segundos
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Preço sugerido: R$ 225.800