Notícias Agora

Gisele Pelicot recebe a Legião de Honra da França –

Gisèle Pelicot, uma mulher francesa de 72 anos, recebeu a mais alta honraria da França, o título de cavaleira da Legião de Honra. A nomeação foi anunciada pouco antes do Dia da Bastilha, uma celebração importante no país.

Gisèle ganhou reconhecimento internacional ao renunciar ao direito de permanecer anônima durante o julgamento de seu marido, que a drogou e a estuprou, além de convidar dezenas de estranhos para cometer abusos contra ela ao longo de quase uma década. Ela esteve presente em quase todos os dias do julgamento, que terminou em dezembro passado. Seu marido, Dominique Pelicot, também de 72 anos, foi condenado a 20 anos de prisão por estupro agravado, após confessar que a drogou e recrutou cerca de 50 homens para estuprá-la enquanto ela estava inconsciente em sua cama.

Durante as suas declarações, Gisèle expressou o desejo de que todas as mulheres que foram vítimas de estupradores se sentissem encorajadas a falar e a enfrentar seus agressores. Ela afirmou que sua luta deveria ajudar a transferir a vergonha que recai sobre as vítimas para os verdadeiros culpados.

O presidente francês, Emmanuel Macron, fez um tributo público a Gisèle, chamando-a de pioneira e destacando que sua dignidade e coragem tocaram e inspiraram não apenas a França, mas o mundo todo.

Além disso, segundo seu advogado, um livro em que Gisèle contará sua história em suas próprias palavras será lançado no próximo ano, oferecendo mais detalhes sobre sua experiência e sua luta.

Botão Voltar ao topo