Inep reúne 200 especialistas em Brasília para produção na PND

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) organizou em Brasília, nesta semana, um encontro importante para a elaboração dos resultados da primeira Prova Nacional Docente (PND). Durante o evento, que contou com a participação de 200 professores, foram discutidos aspectos técnicos para garantir que as questões da prova reaplicada se alinhem com as da prova regular. O objetivo é assegurar que os resultados das duas edições sejam comparáveis.
Este encontro se soma a outro realizado entre 24 e 28 de outubro, onde 400 especialistas também estiveram presentes em Brasília. Esse segundo evento focou na definição de padrões de desempenho para professores e recém-formados em 17 áreas de licenciatura. A elaboração desses padrões é fundamental para estabelecer uma avaliação justa e apoiar o desenvolvimento contínuo dos educadores. Eles servem como um modelo das competências que os professores devem ter, ajudando a garantir práticas pedagógicas eficazes e alinhadas às necessidades dos alunos.
Os resultados da PND serão apresentados aos participantes em uma escala que varia de 0 a 100 pontos, com base nos padrões de desempenho estabelecidos. Um participante que obtiver mais de 50 pontos será classificado no padrão “básico”. Isso significa que ele demonstra conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a docência, reconhecendo a importância de aspectos como legislação, diversidade e direitos humanos. Esse padrão também indica que o professor tem noções iniciais sobre o sistema educacional brasileiro e consegue elaborar intervenções simples para envolver os alunos.
Quem atingir mais de 70 pontos será classificado no padrão “adequado”. Além de atender aos critérios do padrão básico, esse docente conseguirá aplicar metodologias e avaliações com base em princípios éticos e pedagógicos, atuando de maneira crítica para promover a autonomia dos alunos. Ele terá a capacidade de relacionar diferentes saberes à realidade social, planejar práticas educativas e propor estratégias que fomentem a cidadania e a justiça social.
Os resultados da PND serão relevantes para professores que buscam oportunidades em processos seletivos nas redes de ensino de estados e municípios, que decidirão como utilizar as informações obtidas. Também servirão como base para a avaliação dos cursos de licenciatura, em conjunto com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
A PND integra o programa “Mais Professores para o Brasil”, que visa reconhecer e qualificar o magistério da educação básica no país. A Portaria n.º 399/2025 estabelece as regras para a realização da PND, que utiliza a mesma matriz da avaliação do Enade voltada para Licenciaturas, desta forma, a prova será aplicada anualmente para os graduados.
O Enade Licenciaturas é uma avaliação feita pelo Inep que mede o desempenho de estudantes de cursos de licenciatura em relação aos conteúdos programáticos. A inscrição para essa avaliação é obrigatória para todos os alunos dos cursos habilitados. A reforma do exame, em 2024, buscou aprimorar a avaliação da formação docente, adicionando uma avaliação da prática realizada durante o estágio supervisionado.
O programa “Mais Professores para o Brasil”, criado pelo Decreto nº 12.358/2025, reconhece a importância dos professores na aprendizagem dos alunos e nas políticas educacionais. Este programa busca melhorar a formação dos docentes, apoiar a entrada de novos professores no setor público e valorizar esses profissionais através de programas de desenvolvimento contínuo.
Além da Prova Nacional Docente, o programa contempla iniciativas como Pé-de-Meia Licenciaturas e Bolsa Mais Professores, além de um portal de formação e parcerias com bancos públicos e outros ministérios, com a meta de atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.




