Isak Férriz: disparar à cúspide da pirâmide social

Nova Série “Cidade de Sombras” Chega à Netflix
A Netflix acaba de lançar “Cidade de Sombras”, um novo thriller espanhol que marca a despedida da atriz Verónica Echegui. A série, protagonizada também por Isak Férriz, é dirigida por Jorge Torregrossa e se passa em Barcelona, explorando as contradições de uma cidade que, em busca de progresso, deixou muitas pessoas para trás.
“Cidade de Sombras” é baseada na obra “El verdugo de Gaudí”, a primeira novela da série de Milo Malart, escrita por Aro Sáinz de la Maza. A série se junta a um time de adaptações literárias de sucesso, como “A Garota da Neve”, “Memento Mori” e “Rainha Vermelha”.
Isak Férriz interpreta Milo, um agente da polícia de Barcelona que enfrenta dilemas pessoais enquanto busca justiça social. O ator destacou que já havia trabalhado com o diretor Torregrossa em um projeto anterior e ficou encantado com o personagem ao ler as novelas. Ele descreveu Milo como um ser complexo, cercado por nostalgia e indignação contra as injustiças sociais que ocorrem em qualquer cidade em processo de modernização.
A trama também enfoca a cidade de Barcelona, que se torna um personagem essencial da história. Os locais escolhidos para as gravações foram icônicos e emblemáticos, refletindo a busca dos assassinos por denegrir a beleza arquitetônica da cidade, simbolizada por Gaudí. O desafio de filmar em pontos turísticos foi grande, pois os horários de filmagem foram limitados a noites frias, em virtude do fluxo constante de turistas.
A série não se esquiva de abordar questões sociais, como a burguesia catalã, a elite poderosa e o mercado imobiliário. Isak comentou que a produção é uma crítica à forma como grandes mudanças urbanísticas podem enriquecer poucos enquanto prejudicam muitos. A história reflete como Barcelona, antes das Olimpíadas, foi destruída para dar lugar a uma nova cidade, mas não sem deixar um rastro de descontentamento e desigualdade.
Além disso, a serie traz imagens de arquivos históricos que mostram a evolução urbanística da cidade, o que permite uma reflexão sobre o presente. Isak observa que os jovens hoje percebem que a realidade se tornou distópica, com Preisen altíssimos para habitação, dificultando o acesso para muitas pessoas.
Interpretar um personagem conhecido traz desafios para os atores, mas Isak procurou se manter fiel a Milo. Ele mergulhou no universo das novelas para entender melhor a psicologia do personagem, buscando também uma comunicação clara com o diretor, Jorge.
Trabalhar com Verónica Echegui foi descrito por Isak como um grande prazer. Ele elogiou a atriz, afirmando que seu envolvimento fez o personagem de Rebeca ganhar ainda mais profundidade. Apesar da tristeza pela ausência de Echegui no lançamento da série, Isak expressou entusiasmo em ver o resultado do projeto finalizado.




