Mestre de suposto golpe fiscal russo investiu milhões em Dubai –

Entre 2007 e 2012, a empresa Virginia Invest & Finance adquiriu sete imóveis em Dubai, mas todas as vendas ocorreram com perdas ou por preços semelhantes aos de compra. Um exemplo notável foi a compra de dois apartamentos em março e abril de 2012, que custaram juntos 4 milhões de dólares. No entanto, esses imóveis foram vendidos ainda naquele ano com um prejuízo combinado de 1,7 milhão de dólares.
Kathryn Westmore, especialista em política de crimes financeiros, destacou que as vendas geraram uma quantia significativa em dinheiro para a Virginia Invest & Finance, além de criar um histórico que justificava a origem desse capital. Ela observou que o fato de a empresa realizar vendas com prejuízo repetidamente poderia levantar dúvidas sobre as motivações comerciais por trás dessas transações.
O processo de venda de uma villa por 5 milhões de dólares, por exemplo, poderia parecer legítimo, mas a frequência e a quantidade de imóveis vendidos a preços inferiores aos de compra são preocupantes. Westmore enfatizou que um profissional qualificado deveria questionar a lógica comercial dessas vendas, especialmente quando várias propriedades são alienadas a perdas dentro de um curto período.
Documentos também revelam que em agosto de 2013, o empresário que estava à frente da empresa, Smorodin, deu início ao processo de liquidação da Virginia Invest & Finance. A solicitação formal de liquidação foi feita em agosto de 2014, três meses após a imposição de sanções pelo Tesouro dos EUA a Klyuev, que estava diretamente ligado à empresa. O processo foi finalizado em dezembro de 2016.
Além disso, já foi revelado que Klyuev tinha interesse por imóveis de luxo. Em 2023, foi descoberto que uma das empresas dele gastou 3,3 milhões de dólares na compra de uma villa em Cap St Georges, um resort em Chipre, apenas um mês antes da morte de Sergei Magnitsky em uma prisão em Moscou.