Notícias Agora

Natal em SP: horários de funcionamento nos dias 24 e 25

Muitos serviços públicos em São Paulo e região do ABC terão horários alterados em razão do feriado de Natal. Essas mudanças visam atender a população durante as festividades, principalmente nos dias 24 e 25 de dezembro.

Os atendimentos de emergência, como os realizados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), funcionarão normalmente nos dias 24 e 25. Essas unidades estarão disponíveis para vacinação contra gripe, Covid-19 e multivacinação.

Agências bancárias, os Correios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Poupatempo fecharão mais cedo no dia 24 e estarão fechados no dia de Natal. Já os shoppings têm horários variados; muitos operam no dia 24 e terão abertura opcional no dia 25. É recomendável que os consumidores confirmem a abertura antes de se deslocarem até essas lojas.

Para facilitar a mobilidade, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo planejou operações especiais. No dia 24, os ônibus da SPTrans operarão com a frota de sábado. No dia 25, haverá uma operação correspondente ao domingo, com a passagem gratuita em todas as linhas. Os postos de venda da SPTrans nos terminais funcionarão até às 18h do dia 24 e não abrirão no dia 25. O metrô e a CPTM terá suas operações adaptadas também, com serviços de domingo no dia 25.

O rodízio municipal de veículos está suspenso desde o dia 22 de dezembro e fica assim até 9 de janeiro de 2026, voltando a valer na segunda-feira, 12 de janeiro, para veículos com placas finais 1 e 2.

Diversos shoppings de São Paulo e região também anunciaram seus horários. Por exemplo, o MorumbiShopping funcionará no dia 24 das 9h às 18h e o dia 25 será facultativo. O Shopping Penha funcionará até às 18h no dia 24, mas estará fechado no dia de Natal. É importante destacar que muitos desses estabelecimentos têm horários facultativos, principalmente para as operações de alimentação e lazer.

Nos bancos, as agências fecharão às 11h no dia 24. Todas estarão fechadas no dia 25, mas contas e carnês com vencimento nessa data poderão ser pagos sem juros a partir do dia 26.

As unidades do Poupatempo oferecerão atendimento até o meio-dia no dia 24 e estarão fechadas no dia 25. O atendimento deve ser agendado previamente, podendo ser feito por meio do portal digital ou aplicativo do Poupatempo.

Em relação à saúde, os hospitais estaduais manterão atendimento normal para urgências e emergências nos dias do feriado. No entanto, postos da Fundação Pró-Sangue e algumas unidades de AMEs estarão fechados no dia 25.

Os parques urbanos, como o Zoológico de São Paulo e o Parque Villa-Lobos, também terão horários especiais de funcionamento. No dia 24, muitos parques fecharão mais cedo, e no dia 25, abrirão mais tarde. O Elevado Costa e Silva funcionará como um parque nos dias 25, 27 e 28 de dezembro.

A Defesa Civil e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência informam que estarão disponíveis para atendimentos em caso de emergência. Já instituições culturais e de ensino também terão horários reduzidos ou estarão fechadas nos dias festivos.

Com essas informações, a população pode planejar melhor seus dias de celebração e se organizar em relação aos serviços disponíveis durante o feriado.

Produção Editorial

Conteúdo desenvolvido pela equipe de produção editorial e parceiros.
Botão Voltar ao topo